Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DO LUCRO: ESTUDO DO CASE PRATAGI CONFECCÇÕES DO NORDESTE S/A



Autores: Áurea Thamires

Danielle Menezes

Hianna Cabral

Maria Elizabete Amorim

Rose Marry Cordeiro

Curso de administração

Contabilidade Gerencial

Orientador: Prof. Manoel Brandão



RESUMO: As informações gerenciais contábeis, movidas pelos procedimentos e pelo ciclo do sistema de relatóriosfinanceiros da organização, são demasiado tardias e agregadas para terem relevância para as decisões de planejamento e controle. Desenvolvendo, analisando e implantando sistemas de informação contábil e de controle gerencial, identificando que a utilização da contabilidade gerencial faz com que as pessoas responsáveis por decisões na empresa estejam totalmente munidas de instrumentos gerenciais ecolocando em discussão o processo de comunicação enquanto instrumento da contabilidade gerencial. Resultando possíveis problemas que possa acontecer para aplicação de ações corretivas no alcance dos objetivos, com previsões de benefícios que poderão ser oferecidos a empresa.





PALAVRAS-CHAVE: Planejamento – controle – informação – gerencial - sistemas.















1.INTRODUÇÃO



























































2. ANÁLIDE ECONÔMICO-FINANCEIRA



O objetivo da análise econômico financeira é a extração de informações necessárias para a tomada de decisões. O resultado da análise possibilita aos administradores, a saber, sobre a saúde financeira da empresa, no caso da retomadado crescimento, quais serão as metas a ser implantado para se alcançar o lucro desejado.

Segundo Matarazzo (2003, p.39): “A Análise de Balanços visa extrair informações para a tomada de decisão. O perfeito conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas”.

As ferramentas de análise de balanço são basicamente: análise vertical, análise horizontal e indicadoreseconômicos financeiros.

Segundo Matarazzo (2003, p.249):

A Análise através de Índices Financeiros é genérica; relaciona grandes itens essa visão ampla da empresa, mas possibilita localizar pontos específicos de falhas, problemas e características da empresa e explicar os motivos de a empresa estar em determinada situação.das demonstrações financeiras e permite dar umaavaliação à empresa. A Análise Vertical / Horizontal desce a um nível de detalhes que não permite




2.1 ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL



A análise horizontal identifica os diversos elementos patrimoniais e os seus resultados ao longo de determinado período de tempo.

Segundo Padoveze (2006) análise horizontal é o instrumental que calcula variação percentual ocorrida de um período paraoutro, buscando evidenciar se houve crescimento ou decrescimento do item analisado. Através da análise dos dados que mostram se houve aumento ou diminuição do elemento analisado, poderemos confrontar os dados extraídos e efetuar as correlações necessárias.

Análise vertical permite é feito uma comparação com cada grupo de conta do balanço com o ativo total e o passivo total.

Segundo Padoveze(2006) análise vertical é a análise da estrutura da demonstração de resultados e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimonias e de resultados dentro do total.Como todos os demais instrumentos de análise de balanço vertical deve ser interpretado com muito cuidado.

2.2. INDICADORES DE LIQUIDEZ

Os índices de liquidez relatam a capacidade de pagamento daempresa, ou seja, a situação financeira da empresa. Significa que quanto maior esses índices, melhor para a empresa avaliada.

Segundo Padoveze (2006) indicadores de liquidez buscam evidenciar a condição da empresa de saldar suas dívidas e de sua estrutura de endividamento. São indicadores extraídos apenas do balanço patrimonial, razão por que são considerados indicadores estáticos. Quer dizer...
tracking img