Artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O HÁBITO DA LEITURA E A LITERATURA INFANTIL

FÁBIO GERALDO CÂNDIDO RAMOS



Estudante do Curso de Pós-Graduação do Curso Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pelo o Instituto Nacional de Pós-Graduação e Ensino Superior (INAPES) modalidade presencial, Colinas do Tocantins – TO.

Resumo

A leitura, com o passar dos séculos, tornou-se um valioso bem social. A habilidade de ler tornou-sefator de posição de destaque na sociedade. Mas com a evolução social da humanidade a leitura foi aos poucos sendo democratizados e os novos meios tecnológicos de diversão e lazer, foram paulatinamente substituindo os livros, principalmente na vida da criança, do adolescente e do jovem. Isso distanciou o estudante da leitura e a sociedade culpa a escola por não encontrar saídas para o problema. Sesentido acossada, a escola está buscando alternativas para reconduzir o estudante ao saudoso ato de ler e uma das alternativas mais interessantes do momento é a Literatura Infantil, principalmente para resgatar nas crianças o gosto pelo sonho mágico do Conto de Fadas e tira-los um pouco do frio mundo do brinquedo tecnológico.



Palavras–chave: Leitura, conto de fadas, literatura infantil,educação, escola, professor.


INTRODUÇÃO
Diante das imensas dificuldades de leitura que se apresenta hoje no mundo estudantil e mesmo fora dele à escola não pode ficar na inércia e fazer de conta de que o problema não é com ela. É sim, pois a escola é instituição “eleita socialmente” para cuidar da instrução educacional do povo. É nela que o estado investe os recursos destinados àeducação e é ela, portanto, a grande responsável pela preservação do patrimônio cultural humano, pela produção de novos conhecimentos e pela democratização dos conhecimentos já socialmente construídos ao longo dos milênios. Ela tem buscado parcerias no sentido de ser ajudada a cumprir o seu papel social. A família é uma das instituições que tem um grande potencial para ajudá-la, mas nem sempre tem prestadoesse auxilio. Esse distanciamento família/escola é motivo de uma troca de acusação entre ambas as instituições: a escola diz que foi a família que se afastou dela e a família acusa a escola de ignorá-la. Mas um exame minucioso da situação mostra que o afastamento entre escola e família tem razões históricas de existir.


Contudo, há fatores extra-escola e intra-escola que estãoatrapalhando o seu trabalho. São fatores tão complexos que não dá para se discutir aqui neste artigo, no entanto, a escola está tentando buscar alternativas que se traduzam em auxilio para desenvolver o seu trabalho. Uma dessas alternativas, no que tange o Ensino Fundamental de 1º ao 6º ano, é a Literatura Infantil. Não está bem claro porque com um potencial tão grande de despertar nas crianças o bomhábito pela leitura, a Literatura Infantil é pouco utilizada pelos professores dentro das escolas de Ensino Fundamental.


Este artigo é uma tentativa de chamar a atenção dos profissionais da educação que trabalham no Ensino Fundamental, primeira fase, para o grande potencial que a Literatura Infantil, principalmente na modalidade conto de fadas.

1. A LITERATURA INFANTIL E A FORMAÇÃO DOLEITOR

A Literatura Infantil, em uma abordagem mais generalizada, é uma obra de arte. E por isso ela exerce uma enorme influencia pedagógica ou educativa sobre o ser humano, que pela contribuição na formação do seu pensamento e caráter, quer pelos modelos que apresenta. Ela desenvolve, não só a imaginação das crianças, mais também permite que elas se coloquem como personagens das histórias,das fábulas e dos contos de fadas, além de facilitar a expressão de idéias. Sendo assim, um dos objetivos da Literatura Infantil é o formar leitores, pois, por uma série de características e fatores ela desempenha esse papel melhor do que a literatura adulta, uma vez que é mais convidativa.


Na medida em que o contato com a Literatura influencia a mente e o coração da criança, há de...
tracking img