Artigo cientifico "o desafio de um goleiro de handebol"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DESAFIO DE UM GOLEIRO DE HANDEBOL







DARLENE MARTINELLI DA SILVA

Telefone: 67-9265-2802
E-mail: darlenemartineli@hotmail.com


THENILI BENEZ DE ANDRADE

Telefone: 67-9244-3356
E-mail: theniliandrade@hotmail.com








PROFESSOR ORIENTADOR: UBIRATAM BRITO DE MELLO











RESUMO




A realização deste estudo teve como base principal aimportância do goleiro dentro da equipe de handebol e seus principais desafios para continuar atuando nesta posição que exige muita dedicação e coragem durante o período de treinamento. O goleiro é a principal peça-chave dentro de uma equipe de handebol, por ter uma visão de jogo maior que os outros jogadores, este jogador é que defini o resultado final de qualquer partida, mas poucos professores etreinadores conhecem a importância de um bom treinamento para esta posição, sendo assim, este não vem apresentando resultados satisfatórios e obtendo reconhecimento de sua atuação dentro de sua equipe durante o tempo em que permanece atuando como jogador. Por ser uma posição menos procurada pelos praticantes de handebol, este que atua nesta posição requer um desempenho maior que os outros jogadores daequipe, pois além de ter suas características físicas aperfeiçoadas estes jogadores têm que desenvolver suas características psicológicas como a: coragem, calma, concentração, decisão e o estilo para que assim haja um bom trabalho durante sua vida esportiva. Para que comece a ter interesse por partes de todos os praticantes de handebol, tem que haver mais estudos científicos relacionados a estaposição que é a mais importante e a menos privilegiada, por não apresentar conhecimento necessário para a sua formação durante o processo de treinamento, além deste requisito os próprios técnicos e professores tem que incentivar estes jogadores a permanecer nesta posição que requer uma boa preparação para a sua atuação durante o tempo que estiver atuando como goleiro de handebol.Palavras–Chaves: Equipe de Handebol, Goleiro, Jogadores, Treinamento.

















INTRODUÇÃO




Considerando o handebol uma modalidade esportiva com uma estrutura de jogo complexa, exigindo execuções de técnicas específicas e um desenvolvimento tático e estratégias adequadas, esta modalidade requer uma adequada preparação para a sua prática. Este esporte desenvolveainda simultaneamente a resistência, coordenação, velocidade, força e coragem além de utilizar as habilidades básicas: correr, saltar e arremessar.

A falta de conhecimento e incentivo sobre a posição acaba influenciando negativamente os iniciantes em optar pela função (BAYER, 1987), ou seja, os atletas de iniciação não preferem esta posição, pois acham que as outras posições têm maiorvantagem e função dentro do jogo.

Sabendo que o goleiro de handebol é a principal peça dentro do jogo, representa primeiramente a ultima barreira defensiva, tendo suas defesas importância fundamental no sucesso de sua equipe e que 50% do rendimento da mesma é responsável pelo goleiro, por ter melhor visão de jogo e participar das ações ofensivas de seu time, ainda não a estudos quevalorizam esta posição (BARELA,1998).

Embora o treinamento específico para o goleiro seja de grande importância, quem pretende atuar nesta posição deve receber toda formação variada e ampla desta especialização, pois o jovem que escolhe esta posição além de ter outros requisitos ele deve destacar a coragem, a calma, a concentração, a decisão e o estilo como características psicológicasfundamentais para a posição.

Com relação a estas considerações este estudo também demonstrará a real importância e dificuldades de se encaminhar um jovem para esta posição tão importante e necessária dentro da equipe de handebol.









METODOLOGIA





Este trabalho se caracterizara como uma pesquisa bibliográfica com artigos científicos,...
tracking img