Estudo do comportamento do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O propósito do marketing é satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo, neste aspecto, o estudo do comportamento do consumidor desempenha papel fundamental na busca doconhecimento da relação causal entre recursos aplicados nesta atividade e o consumo do bem ou serviço. Para o autor a opção do consumidor é diretamente influenciada por características culturais,pessoais e psicológicas.
Sobe a esta ótica, reconhecemos que o estudo da dinâmica dos indivíduos, grupos ou organizações na seleção, compra uso e descarte de bens e serviços, para satisfazer suasnecessidades e desejos, é indispensável para o estabelecimento de estratégias apropriadas de abordagem aos clientes.
2. BREVE HISTÓRIA DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O estudo do comportamento doconsumidor é uma disciplina relativamente recente, os primeiros trabalhos datam da década de 60 (MOWEN e MINOR, 2003 Apud ARAÚJO e SILVA). Entender o comportamento do consumidor é fundamental para osprofissionais de marketing, já que um dos principais conceitos do marketing diz que as empresas existem para satisfazer as necessidades dos consumidores (KOTLER, 2000).
Porém, estas necessidades sópodem ser satisfeitas se os profissionais de marketing puderem compreender as pessoas e/ou grupos que utilizarão dos produtos e serviços que eles representam como gestores.
3. MODELOS COMPORTAMENTAISUm modelo é uma representação mais ou menos fiel, mas sempre simplificada, de um fenômeno ou de um sistema complexo para propiciar uma melhor compreensão de fenômenos, o que possibilita uma melhoratuação sobre ele. Para a compreensão do comportamento do consumidor, é fundamental partir de modelos conceituais de estimulo a resposta.
Uma busca por trabalhos acadêmicos sobre este tema retorna umaimportante contribuição de Lunn (FERREIRA, 2006), que caracterizou três enfoques para sustentação de analises do comportamento do consumidor, utilizando abordagens apriorística, empírica e eclética....
tracking img