Artigo Cient fico Trabalho em Gruposw

1603 palavras 7 páginas
Artigo Científico
Trabalho do Psicólogo com Grupos

Nomes: Aline G.S. Camargo e Roseli de Araújo Brólio.
Profª. Mariana
Matéria: Teoria e Técnicas em Grupo
4º Semestre
Faculdade Pitágoras

Artigo pesquisado:
Psicologia de orientação positiva: uma proposta de intervenção no trabalho com grupos em saúde mental.

- Teoria Utilizada
Proposta de uma psicologia de orientação positiva aplicada à Saúde Mental no acompanhamento de portadores de transtornos mentais. Usaram -se as metodologias quantitativa e qualitativa .

- Área de Atuação
Foi realizado em grupos terapêuticos com portadores de transtornos mentais num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
- Forma que foram realizadas as intervenções
O trabalho com grupos vem sendo o grande meio pelo qual os psicólogos têm facilitado a inclusão dos sujeitos no mundo, que não se restringe ao subjetivo, embora o constitua e seja por ele constituído.
Além de abranger um número maior de usuários, desafogando os consultórios e os horários abarrotados na agenda dos profissionais, o grupo atende a demandas outras, não direcionadas à psicoterapia individual. São exemplos disso: situação pontual inter-relaciona problemas de ordem social-comunitária, patologias leves a moderadas diagnosticadas em usuários sem comprometimento severo da personalidade.
Os alcances do grupo também atendem à demanda institucional da estabilização ou melhora do quadro apresentado pelo portador do transtorno e se aproxima dos pressupostos do conceito de saúde como bem-estar biopsicossocial.
A análise do trabalho em grupo desenvolvido alicerçou-se em três vertentes principais: a abordagem humanista e sua visão de homem e de mundo, o método (con)texto de letramentos múltiplos e a psicologia positiva. A corrente humanista da psicologia, também conhecida como terceira força ressalta aspectos positivos do desenvolvimento humano, destacando em sua fundamentação conceitos como liberdade, conscientização e experiência enquanto elementos

Relacionados