PERSPECTIVAS DE ORGANIZA O E A O POL TICA DO PROLETARIADO EM MARX E OLSON

971 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

BRUNO CORREA DE OLIVEIRA

PERSPECTIVAS DE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO POLÍTICA DO PROLETARIADO EM MARX E OLSON.

Trabalho realizado no Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, curso de Ciências Sociais para a disciplina de Política, ao professor Renato Monseff Perissinotto.
.

CURITIBA
2014
RESUMO O objetivo deste artigo será estudar as possíveis formas organização e associação política da classe operaria, segundo a visão de Karl Marx e Mancur Olson. Os principais problemas presentes abordados no artigo, na visão de cada autor, são: Como a classe operária se organiza em torno de seus interesses em comum? E como operam as ações de classe a partir desses mesmos interesses? Quais os fatores inibidores e facilitadores da organização da classe operaria? Esses problemas são de grande importância para compreensão da organização política da classe operária ao longo da história e na sociedade contemporânea, e a discução desses autores nos dão uma perspectiva essencial sobre o tema. O artigo esta estruturado em três partes: a primeira tratará de discutir a concepção de Marx sobre a classe operária segundo os problemas já apresentados. Na segunda parte, o estudo de Olson sobre a lógica da ação coletiva nos grandes grupos e por fim a conclusão sintetizando o pensamento dos dois autores.
Karl Marx No “Manifesto Comunista” tanto o proletariado quanto a burguesia aparecem como agentes da história totalmente cientes de seus interesses de classe e das consequências de suas ações. Na medida em que essas classes se formam, elas se tornam conscientes de seus interesses e os seguem claramente e objetivamente. Ou seja, os interesses de classe e sua organização estão intrinsecamente relacionados com sua posição em relação ao capital. O proletariado surge das revoluções nos modos de produção feitas pela burguesia. Conforme a burguesia age objetivamente segundo seus interesses ao longo da história, ela acaba por colocar um

Relacionados