Artigo bulling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
JILCILENE PAIVA FREITAS

ARTIGO CIENTÍFICO
A POSTURA DOS PROFESSORES DIANTE DO BULLYNG

SANTARÉM-PA
2011

JILCILENE PAIVA FREITAS

ARTIGO CIENTÍFICO
A POSTURA DOS PROFESSORES DIANTE DO BULLYNG

Artigo Científico apresentado ao curso de Língua Portuguesa, como pré requisito de avaliação da disciplina ATACC orientado pela Profª. Msc. RoseaneRodrigues Siqueira.
Reoferta

SANTARÉM-PA
2011

JILCILENE PAIVA FREITAS

ARTIGO CIENTÍFICO
A POSTURA DOS PROFESSORES DIANTE DO BULLYNG

Avaliado por:

_________________________________
Profª. Msc. Roseane Rodrigues Siqueira.
Reoferta

Nota: __________

Data: ____/ ____/ ____

SANTARÉM-PA
2011

A POSTURA DOS PROFESSORES DIANTE DO BULLINGJilcilene Paiva Freitas¹

RESUMO
O referido artigo aborda um breve relato sobre o fenômeno bullying na comunidade escolar e na sociedade. Será apresentado de como esse tipo de violência surgiu e quais estratégias que o professor deve usar pra evitar as atitudes agressivas praticadas por aluno com o outro, causando sofrimento, angustia e dor. Sabe-se que esse tipo de violência torna-se cada vez maispresentes nas instituições de ensino.
Palavras-chave: Bullying; agressividade; Comportamento; Violência Escolar

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Atualmente a violência escolar é um tema que mais chama a atenção dos profissionais da educação. Entretanto quando pensamos em violência escolar logo nos vem em mente cena de alunos trocando palavras pejorativas, socos, chutes, ou então, grupos de alunos ouex-alunos destruindo patrimônio, munidos de armas ou drogas, comprometendo a integridade da vida escolar.
O comportamento agressivo entre os estudantes é um problema universal, tradicionalmente como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos, porém, o bullying entre estudantes é definido como um ato agressivo intencional e repetitivo, provocado por um ou mais alunos unscontra os outros causando dor e angustia, executando dentro de uma relação desigual de poder, seja por idade, desenvolvimento físico ou relações com o grupo.
BULLYING é a forma de violência mais cruel, pois tal níveo de agressividade torna suas vítimas reféns da ansiedade e de emoções que interferem negativamente nos seus processos de aprendizagem e convívio social. FELLIZARDO (2007, P.87)Acadêmica de Licenciatura Plena em Português da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA no Município de Santarém PA ¹

BREVE HISTÓRICO DE COMO SURGIU O BULLYING
O Bullying é um fenômeno mundial tão antigo quanto à escola. Porém foi na década de 1970, na Suécia que surgiu um maior interesse da sociedade sobre este problema, logo em seguida estendeu-se para vários países. Foi quando na Noruega,doze anos, mas tarde, em 1982 ocorreu o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos, motivadas pela situação de maus tratos a que eram submetidas pelos seus companheiros de escola. Este fato teve grande repercussão nos meios de comunicação, mobilizando o governo Norueguês que fizera uma campanha nacional contra o bullying no ano seguinte.
Nos Estados Unidos o tema é de grande interesse, pois ofenômeno cresce, ao contrário do Brasil que ainda é pouco comentado e discutido. O bullying pode acontecer em qualquer contexto nos quais seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.

OCORRÊNCIA DO FENÔMENO BULLYING
Segundo Lopes Neto (2005), os motivos que levam a esse tipo de violência são extremamente variados e estãorelacionados com as experiências que cada aluno tem em sua família e/ou comunidade e se dá perante o uso do poder para intimidar o outro.
Os autores do Bullying são aqueles que só praticam a violência, são jovens que vem de famílias geralmente desestruturadas, em que há pouco relacionamento afetivo entre os membros. São indivíduos que tem pouca empatia e admiti-se que esses jovens tem grande...
tracking img