Artigo Sobre Quest Es Juridicas Do Bulling

3274 palavras 14 páginas
BULLYING E SUA QUESTÃO JURÍDICA
Renata Medina DUARTE1

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo tratar sobre a questão de Bullying entre crianças e adolescentes no âmbito escolar, busca uma conscientização geral da população sobre o problema social existente. Adentra nas consequências agravantes perante as vítimas que sofrem, e na responsabilização pelo autor.
Menciona as características dessa violência e também as tentativas de combate pelo judiciário frente á tal criminalidade.
Palavras-chave: Bullying. Violência. Responsabilização. Punição.

1 INTRODUÇÃO

O presente tema tratado é sobre o bullying, denominação esta que significa pessoa violenta, agressiva, que pratica discriminação e intimidação verbal, física ou moral, diante de outra pessoa que se mostra impotente.
O bullying é um problema social existente desde que vivemos em sociedade, mas que só veio a ser tratado com devida atenção e relevância a partir de fatos drásticos ocorridos nos últimos anos, fatos estes que demonstram uma falha na educação e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Para a realização desse artigo foi utilizado como técnica de pesquisa, fonte bibliográfica e jornalística, se mostrando presente a existência de noticias sobre o tema perante a mídia. Aprofunda o conhecimento nas características dos sujeitos envolvidos na relação de bullying, e as consequências que pode vir a acarretar, demonstra, portanto a importância do desenvolvimento da criança e adolescente perante a estrutura familiar.
E como base principal, destaca a agressão frente á punição e responsabilização na esfera jurídica brasileira. Sendo tratado mais a frente, sobre as medidas judiciais tomadas pelo ordenamento, a fim de coibir tais ilícitos.

1

Discente do 3° ano, 6° semestre, do curso de direito das Faculdades Integradas “Antonio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, e-mail: natinha_duart@hotmail.com.

1.1 BULLYING: E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS

Bullying apesar de ser uma terminologia muito falada

Relacionados