Artigo biometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biometria

Guilherme Soares da Silva Neto1
Marcelo José Soares2

Curso de Especialização em Análise de Sistemas
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110. Caixa postal 479 – Belém – PA – Brasil
1guilherme_psc@hotmail.com, 2jsmarcelojs@gmail.com






Resumo. Este artigo propõe um estudo sobre tecnologias voltadas para a biometria,apresentando uma revisão conceitual na literatura técnica publicada em anais de congressos científicos, livros técnicos e fontes digitais de informação. Também são apresentadas as várias etapas de desenvolvimento destes sistemas, seu funcionamento, característica biológica utilizada, aplicações, vantagens e desvantagens.


Abstract. The main propose of this article is a review of developmenttechnologies toward to the biometry, presenting a conceptual revision in literature technique published in scientific proceeds, books technician and information digital sources. It’s also presented stages of development systems, as functioning, biological characteristic, applications, advantages and misadvantages.


Palavras-chave: Biometria. Identificação biométrica. Tecnologias biométricas.1 INTRODUÇÃO


Os indivíduos possuem características medíveis e únicas para serem identificadas, como por exemplo, a impressão digital, a retina, formação da face, a geometria da mão, padrão das veias, assinatura, e outras. A grande diferença existente em relação a outras formas de identificação, como a senha ou o cartão inteligente, é que não há como esquecer as característicasbiométricas.

Baseado em Alecrim (2005), Biometria (do grego Bios = vida, metron = medida) é o uso de características biológicas em mecanismos de identificação.

As formas de identificação humana através de mecanismos seguros são uma procura existente desde os primórdios. O reconhecimento de uma pessoa é feito, há séculos, através da face, voz, marcas de nascença e cicatrizes (ROCHA; RAFAEL;SILVA, 2005).

A tecnologia biométrica é um sistema de reconhecimento padrão que veio para revolucionar a forma de identificação humana, a qual reconhece um usuário por determinação da autenticidade de uma determinada característica fisiológica ou comportamental possuída pelo usuário.

O principal objetivo da biometria é a identificação automática de pessoas previamente registradase autorizadas a determinadas ações ou serviços.

A biometria é um grupo de tecnologias em segurança de alto nível. Alguns exemplos de aplicações podem ser: controle de freqüência, sistemas de segurança, validação de documentos, controle de acesso a locais restritos, transações financeiras, autenticação e comprovação de identidade, acesso em redes corporativas, dentre outras. Podendo seraplicada em empresas, indústrias, aeroportos, bancos, presídios, identificação nacional, forças policiais e outras.

Com a evolução da tecnologia, a biometria vem sendo bastante utilizada mundialmente para evitar, cada vez mais, fraudes reforçando a segurança em alto nível e a interação passou a ser feita através do computador e não com outro ser humano.

Existem vários tipos deidentificadores biométricos: impressão digital, retina, geometria da mão, íris, face, assinatura, voz, padrão das veias, análise de DNA, entre outros.

2 HISTÓRICO


Segundo o site www.projetoderedes.com.br, o primeiro método de identificação biométrica aceito oficialmente foi desenvolvido por Alphonse Bertillon, no final do século XVIII. O sistema (também chamado de antropometria) sebaseava numa combinação de medidas físicas tiradas de acordo com elaborados procedimentos. As métricas junto com cor de cabelo, de olhos e fotos de frente e de costas eram arquivadas. Bertillon criou 243 categorias.

Como pode-se observar, a biometria não é algo novo e já vem sendo estudada a muitos anos propondo soluções, mesmo que rudimentares, que definiam as principais características de...
tracking img