O uso da biometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O uso das qualidades físicas e comportamentais humanas como chave no controle das informações
 
Victor L. S. Leandro 1 ;Thácito P. Pereira 1 ;George A. P. Lima1 ;André L. C. F. Dantas1 ; Kléber B. Cunha1
1 Graduandos da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV no Curso de Sistemas de Informação.
Email para Contato: simm2008.1@gmail.com
Resumo
Com esta pesquisa, mostra-se que anecessidade humana por constante troca de informações gera fatores colaterais de grande preocupação principalmente no campo da segurança destas. Buscamos assim divulgar que o acesso pode e deve ser restrito a níveis seguros utilizando-se de poucos recursos e principalmente muita inovação.
Palavras-chave:  biometrias, segurança, tecnologia
The use of physical qualities and behavioral human as key incontrol of information
Abstract
With this research, shows that the human need for constant exchange of information generates side factors of great concern especially in the security of these. We look so disclose that access can and should be restricted to safe levels using the limited resources of innovation and mainly a lot. 
Key words: biometrics, security, technology 




1 – INTRODUÇÃOO humano é um ser que vive em sociedade, ou seja, não nasce para ser sozinho. No dia-a-dia dependemos uns dos outros para qualquer situação. O problema é que não nascemos programados para nos limitarmos apenas as nossas funções, do mesmo modo que não nascemos para aceitar o mundo do jeito que ele é. No fundo, cada pessoa prioriza seus próprios interesses e algumas não hesitam em prejudicar osoutros para alcançar seus objetivos. Logo, o humano não é confiável. Assim, há tempos que se faz necessário o uso de mecanismos para restringir o acesso a determinados lugares ou serviços, por exemplo. Como nada é 100% eficiente, a busca pela solução perfeita e contínua. Uma das idéias mais promissoras de que surgiu e o uso da Biometria. A identificação por impressão digital é uma das formas maisconhecidas e difundidas de biometria.

Devido a sua consistência e individualidade, a impressão digital vem sendo utilizada para identificação por mais de um século; recentemente sendo automatizada devido aos avanços a informática.

1.1 - HISTÓRICO

A prática de utilizar impressões digitais como método de identificação individual tem sido utilizada desde o final do século XIX, quando SirFrancis Galton definiu alguns pontos e características dentre as quais poderiam identificar as impressões digitais. Estes "Galton points" são à base da ciência de identificação por impressão digital que tem se expandido neste ultimo século. Este tipo de identificação passou a ser automatizado no final dos anos 60 com o nascimento da tecnologia dos computadores.

Em 1969, houve uma grandenecessidade do FBI para desenvolver um sistema que automatizasse o processo de identificação por impressão digital, o que foi prontamente aceito e requeria muitas horas-homem no processo manual. O FBI contratou o National Bureau of Standards (NBS), agora Institute of Standards and Technology (NIST), para estudar o processo de classificação de impressão digital automatizada, pesquisando e confrontando. ONIST identificou duas vertentes "escaneando" cartões de impressão digital, extraindo os pontos de cada impressão digital e procurando, comparando e confrontando listas de impressões com um banco maior de impressões digitais.

Com o passar das décadas o NIST focou e liderou o desenvolvimento de métodos automáticos para digitalização das impressões digitais com tinta e os efeitos de compressões deimagens na qualidade das mesmas, classificação, extração da minúcia e confrontação. O trabalho do NIST levou ao desenvolvimento do algoritmo M40, o primeiro algoritmo operacional para confrontação usada pelo FBI para afunilar a pesquisa humana. Os resultados obtidos pelo algoritmo M40 eram providenciados por técnicos treinados e especializados que avaliavam as imagens obtidas. A tecnologia de...
tracking img