Artigo art deco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO DE UMA CAIXA DE CORREIO ART DECÓ



Cayna Vahalla de Souza Graduando, Curso Superior de Tecnologia em Design de Produtos, IFSC.

Cristiane Liberali Graduando, Curso Superior de Tecnologiaem Design de Produtos, IFSC.

Fabiana Guenka Yonamine Graduando, Curso Superior de Tecnologia em Design de Produtos, IFSC.

Gabrielle da Silva Fagundes Graduando, Curso Superior de Tecnologia em Design de Produtos,IFSC.







RESUMO



Este documento consiste num artigo do Projeto Integrador do primeiro módulo do curso de Design de Produto do Instituto Federal de Santa Catarina. O objetivo desse projeto foi desenvolver um novo modelo de caixa de correio, funcional inspirado no Art Decó, o qual possui características geométricas bem trabalhadas com adereços luxuosos que, aplicadas na caixa decorreio, formará uma composição harmônica entre as formas e a ornamentação. Nos dias atuais as caixas de correio perderam muito de seu valor devido aos avanços tecnológicos. Para desenvolver este projeto, foram realizadas várias etapas, tais como pesquisas bibliográficas e iconográficas, estudo de cores e materiais, elaboração de um painel de estilo, auxiliando na criação de quarenta modelos decaixas de correio bidimensionais e oito tridimensionais. Desses oito modelos tridimensionais, foi escolhido apenas um, o qual foi aprimorado, preocupando-se, além da estética, com a função, tornando-se o modelo final.

Palavras-chave: Caixa de correio. Art Decó. Modelo. Projeto.







1 INTRODUÇÃO



A necessidade crescente de comunicação fez com que os correios evoluíssemconstantemente, e, por isso, há o aperfeiçoamento do serviço postal. Entretanto, nos dias atuais, as caixas de correio perderam muito de seu valor devido aos avanços tecnológicos, tais como correio eletrônico e internet, que proporcionam fluxo dinâmico e eficiente de informação. Apesar disso, ainda existem muitas pessoas utilizando correspondências. Devido ao desinteresse do público, a estética dascaixas pouco evoluiu. Por essas razões, existe a necessidade de elaborar caixas mais atraentes, as quais podem ser inspiradas em movimentos artísticos ou em design. O estilo Art Decó é um deles, por isso, foi utilizado para a releitura da caixa de correio proposto pelo Projeto Integrador.

O estilo Art Decó possui características geométricas com adereços luxuosos que, aplicadas a uma caixade correio, formarão uma composição harmônica. Na época, o Art Decó era exclusividade da burguesia, pessoas mais tradicionais, por isso escolheu-se como público alvo a classe média alta brasileira para este projeto.

Para desenvolver as caixas de correio foram realizadas pesquisas bibliográficas, iconográficas, produção de fichamentos, pré-projeto, painel de estilo, portfólio e modelos bi etridimensionais. A importância de desenvolver uma caixa de correio é que possibilita uma aprendizagem mais intensa dos alunos desse projeto quanto ao trabalho sobre a estética nos produtos para irem ao mercado, experimentando novas formas e cores.



2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS



Segundo o site dos Correios, as três primeiras caixas de correio instaladas no Brasil foram inauguradas no Rio deJaneiro, em 5 de agosto de 1845. Eram de ferro fundido, pintadas de preto e traziam na arte fronteira as armas imperiais em pintura de várias cores. A primeira caixa de coleta da República, do mesmo tipo de material.

Somente a partir da segunda década do século XX é que as caixas de coleta começaram a ser fabricadas no Brasil. As caixas, nessa época, eram do tipo uniformizado. A parte da frente...
tracking img