Deus, fonte de animo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Samuel 30 1-6
DEUS: NOSSA FONTE DE ÂNIMO EM FRENTE AO DESESPERO
Por José Wellington

Amados o que nos diz mais que somos realmente humanos são os altos e baixos de nossa vida. Nós vivemos a oscilar entre momentos maravilhosos e instantes de tristeza e desânimo.

Tem dias que estamos radiantes de alegria, de coragem e esbanjando esperança para todo lado. Há dias, porém, que somos tomadosde um desalento profundo, de uma angústia que nos acabrunha, nos maltrata, nos consome.

Vivemos dias bons e dias maus. Há dias em que ganhamos e dias onde perdemos de alguma forma.

Diante desse quadro olhamos para Deus e o vemos poderoso no seu trono, sem oscilar, sem ser tombado de um lado para outro como nós, sem um vacilo sequer, inabalável, sempre firme e constante através dos séculos.A Bíblia nos apresenta um Deus soberano, forte e poderoso. Alguém que sempre está pronto e capacitado a socorrer e a proteger os que o buscam.

Ele é como um general invencível, como as montanhas de Sião, como as muralhas de Jerusalém e como o sol ao meio dia.

Esse texto mostra Davi como uma pessoa muito parecida conosco em termos de ser suscetível a todas essas mudanças e oscilações.Houve também em sua vida momentos de alegria e gozo, mas também de angústia e tristeza. Dias de santidade, mas também, dias de terríveis pecados.

A Bíblia nos mostra Davi algumas vezes como uma pessoa forte, outras como alguém pronto a desistir de tudo. Às vezes sem temor algum e às vezes temendo a todo mundo. Uma hora desafiando o gigante Golias e em outros momentos temendo perigos menores.Mas, essa passagem que acabamos de ler relata certamente um dos momentos mais difíceis da vida desse homem de Deus.

O momento de maior desespero e angústia de sua vida, porém um dos momentos em que ele mais claramente ensina onde devemos buscar forças para continuar.

DEUS: NOSSA FONTE DE ÂNIMO EM FRENTE AO DESESPERO

Três fatos ocorreram nesse texto que levou Davi ao desespero, mas, também adescobrir Deus como fonte de ânimo. A primeira foi:

1 – A DESTRUIÇÃO DE SUA CIDADE, 1.

A cidade de Ziclague fora um presente do rei Aquis, rei dos filisteus a Davi. Já havia muito tempo que Davi vinha fugindo de Saul para não morrer. Era uma vida atribulada, morando pelos buracos nas rochas, nas cavernas, no mato.

Era um grupo de seiscentos homens com suas famílias e Davi já tinha duasmulheres Ainoã e Abgail viúva de Nabal.

Certo dia Davi pensou ser melhor ir embora para a terra dos filisteus para não correr mais perigos e não viver nessa vida de fuga constante.

Aquis, rei dos filisteus vendo que ele era uma boa pessoa o presenteia com uma cidade onde ele passa a habitar com toda a sua gente.

Davi agora se sente feliz, em paz, livre de Saul, num lugar onde ele e seushomens pudessem ter uma vida tranqüila e viver felizes com suas famílias, vendo-as crescer gozando de uma paz que ele e todos aqueles homens não tiveram no passado.

No entanto, certo dia acontece algo inesperado: a cidade é invadida e destruída. Não foi Saul, mas, os amalequitas, povo do deserto, verdadeiros saqueadores, que passando ali encontra a cidade desprotegida e a destrói.

O lugar depaz e sossego que eles imaginaram fora destruídos pelos amalequitas. A cidade que seria o lugar de habitação de sua família é terrivelmente assolada. Isso o leva ao desespero por que significa não ter novamente um lugar para viver.

Amados, esse fato nos ensina que não há nesse mundo um lugar pleno de segurança e gozo, onde podemos descansar tranqüilos nos braços da paz.

Que não existe nessemundo um lugar onde podemos nos refugiar verdadeiramente de nossos inimigos sem sermos tocados e afligidos e roubados de nosso sossego.

Ensina-nos que até podem existir pessoas boas que nos presenteêm com coisas que realmente precisamos. Que desejam para nós a tranqüilidade e a paz e louvamos a Deus por essas pessoas existirem, mas temos que encarar a realidade de que elas embora nos dêem...
tracking img