Artigo 225 Quatro Pilares Para O Sucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Título
Quatro pilares para o sucesso
Autor
Tom Coelho
Resenha
Físico, técnico, tático e psicológico. São estes os quatro princípios fundamentais para o êxito pessoal e corporativo.
Tags
Tom Coelho,atitude, técnico, tático, estratégico, psicológico, clima organizacional, segurança no trabalho, EPI, EPC, zero acidente
Categoria
Motivação, Liderança, Segurança no Trabalho


Quatro pilares para osucesso
* por Tom Coelho

“Cabeça é o que faz a diferença entre o campeão e os outros.”
(Arthur Zanetti, ouro nas argolas na Olimpíada de 2012)


Seja no esporte ou em outros cenários, há quatropilares fundamentais que norteiam a busca pelo almejado sucesso.

O primeiro pilar é o aspecto físico. Atletas precisam estar bem preparados fisicamente, o que demanda repouso adequado, alimentaçãofuncional e condicionamento físico.

O segundo pilar é técnico, envolvendo desde a compreensão das regras do jogo até os constantes treinamentos para desenvolvimento de habilidades.

O terceiro pilar étático e está relacionado à estratégia. Trata-se da maneira como um atleta planeja sua série pessoal, em um esporte individual, ou como um treinador organiza sua equipe, em um esporte coletivo,possibilitando, por exemplo, que um grupo com talentos individuais medianos suplante uma equipe formada por grandes craques.

Todavia, é o quarto e último pilar que faz toda a diferença: o aspecto psicológico.Foi ele que fez Diego Hypólito, bicampeão mundial de ginástica no solo, cair durante sua apresentação em duas Olimpíadas consecutivas.

No mundo empresarial, vale o mesmo princípio. A dimensão física érepresentada pelo ambiente corporativo, desde sua infraestrutura até a importante integração de um novo funcionário aos demais colaboradores quando de sua admissão. O fator técnico está simbolizadopela descrição do cargo e da função. O tático, pelo sistema de gestão adotado pela empresa. E o psicológico, pelas atitudes, tanto de líderes quanto de liderados. Líderes que sabem desenvolver...