Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING AMBIENTAL NA ERA DA SUSTENTABILIDADE.
Daniel de Azevedo Junqueira e Ferreira[1]
Adélia Barroso Fernandes[2]
Belo Horizonte, 27 de junho de 2009.
Resumo
Este artigo trata do marketing ambiental, indicando a necessidade e a importância da sua aplicação como ferramenta mercadológica. Trata também da necessidade da criação de processos sustentáveis de produção que,atualmente, têm se tornado um fator muito importante na decisão de compra dos consumidores. Este estudo busca evidenciar os fundamentos do marketing ambiental e sua aplicação nos dias atuais, uma vez que a utilização desta ferramenta tem se tornado cada vez mais expressiva refletindo, também, uma mudança global de consciência.
Palavras-chave: Marketing ambiental, comunicação ambiental, meioambiente, sustentabilidade, imagem ambiental.
Abstract
This article treats about the "green marketing", indicating the necessity and importance of this application as a marketing tool. Also treats the necessity for the creation of sustainable production processes that, currently, have become a very important factor in purchasing decisions of consumers. This study aims to highlight the fundamentals ofthe "green marketing" and yours application today, as the use of this tool has become increasingly expressive reflecting, also, a change of global consciousness.
Key-words: Green marketing, environmental communication, environment, sustainability, environmental image.
1.INTRODUÇÃO
A população mundial vem crescendo e, concomitantemente, o consumo. Por sua vez, o aumento do consumo impulsiona ocrescimento da produção. A revolução industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII e que se expandiu pelo mundo a partir do século XIX, introduziu na sociedade a produção em massa. Relacionando-se estes fatores e incluindo-se o desconhecimento ou, até mesmo a desconsideração, dos impactos ambientais acarretados, tanto pelos meios de produção quanto pelo mercado consumidor, chegamoshoje numa situação preocupante onde o meio ambiente pode sofrer danos irreversíveis que afetarão, diretamente e desastrosamente, a existência humana.
A revolução industrial marcou, definitivamente, o início da ruptura da relação entre o homem e o planeta. Com ela vieram as mudanças culturais, técnicas, econômicas, políticas e sociais influenciando, até os tempos de hoje, o comportamento doconsumidor.
Atualmente, seguindo estudos científicos que apontam para cenários cada vez mais caóticos no que diz respeito à escassez de recursos naturais e efeitos que ainda poderão ser desencadeados sobre o meio ambiente e, consequentemente, sobre a humanidade, as atenções se voltaram para as questões ambientais e para a necessidade de mudança de atitude seja nos meios de produção, de consumo e decomportamento visando minimizar os impactos ambientais inerentes nestas ações.
O Direito Ambiental veio disciplinar o uso dos recursos naturais, os descartes e ainda estabelecer os critérios punitivos para aqueles que não se adequarem aos seus requisitos. Assim foi dado o passo inicial para os empreendimentos modificassem suas condutas buscando processos sustentáveis, conciliando o desenvolvimento e aconservação do meio ambiente.
No entanto, as exigências legais podem ainda variar de um país para outro de acordo com a valoração que cada um cria para as questões ambientais. Entretanto, no momento em que os países realizam suas relações, especialmente as comerciais, surge a necessidade de se criar padrões e critérios para se homogeinizar tais relações.
A globalização tem favorecido, de formadecisiva, o acesso a mercados consumidores que há décadas atrás eram inacessíveis. Os países em desenvolvimento tem tido cada vez mais oportunidade de produzir e consumir. Desta forma, a produção de bens e serviços tem se esforçado para atender ao crescimento da demanda, tanto para mercados locais quanto para mercados em nível mundial.
Surge, então, a padronização das relações de consumos sobre...
tracking img