Artigo 1934-1964

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo provisório- 1930-1934

Participação de Vargas no poder de 1930 a 1945. Periodo de um governo centralizado e autoritário , foi caracterizado pelo populismo , nacionalismo , trabalhismo e industrialização, Vargas foi ao mesmo tempo um ditador e um reformista . Ele inclui na nova constituição de 1934 artigos sobre direitos individuais , voto feminino, previdencia social, direitos dostrabalhadores ,tais como salario mínimo e jornada de 8 horas diárias, férias, abolição de pena de morte , independencia dos três poderes( legislativo , judiciário e executivo), eleições diretas para presidente em ciclo de 5 anos .
1932- aconteceu a revolução constitucionalista, revoluçao de 1932 ou guerra paulista , foi o movimento armado ocorrido no estado de Sao paulo entre julho e Outubro de1932, que tinha por objetivo a derruba do governo provisório de Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
1934- Constituiçao Brasileira de 1934 trouxe ordem econômica e social, foi redigida para organizar um regime democrático que assegurasse a liberdade , a justiça e o bem estar social e econômico . Com essa constituição a questão social passou a assumir grande destaque no país: direitos democráticos foram conquistados , a participação popular no processo político aumentou , as oligarquias sentiram-se ameaçadas juntamente com a burguesia pela crescente organização do operariado brasileiro e de suas reivindicaçãoes .

GOVERNO CONSTITUCIONAL- 1934-1937

Após a constituição de 1934, iniciou-se a fase constitucional e legal do governo Vargas. Nessa fase, ocorreu aIntentona comunista , em 1935 que foi um levante liderado por Luis Carlos Prestes. Alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Rio Grande do Norte , Pernambuco e Rio de Janeiro . Aproveitando esse episódio da intentona comunista, Vargas começou a eliminar todos aqueles ligados ao comunismo . Prestes , sindicalistas militares, operários , intelectuaisacusados de possuirem ligações com a ANL e com o comunismo , foram presos pelo regime . No final de seu mandato que deveria ser encerrado em 1938 Vargas ja preparava pacientemente o golpe que iniciaria o Estado Novo.
Importante lembrar que nessa época dois grandes movimentos políticos começavam a infuenciar a sociedade brasileira . De um lado estava a (AIB) ação integralista brasileira , quedefendia um governo centralizado capaz de conduzir a nação de um ''grande destino"' e esse destino so era possivel com o fim das liberdades democráticas a perseguição dos movimentos comunistas e da intervenção do estado na economia . Do outro lado a (ANL) Aliança nacional libertadora , principais ideias era a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes e favorável a reformaagrária .
No mês de novembro , o presidente contava com o apoio de vários governadores , e em segredo foi preparada uma nova constituição , no dia 10 de novembro de 1937 Vargas anunciou a decretaçao do Estado novo , alegando a necessidade de manter a ordem pública , o presidente dissolveu o congresso nacional , fechou os partidos políticos e autorgou a constituição do estado novo , de caráterautoritário.

O Estado Novo 1937-1945
No dia 10 de novembro de 1937 Vargas anunciou a decretação do estado novo , alegando a necessidade de manter a ordem pública , o presidente dissolveu o congresso nacional , fechou os partidos políticos e autorgou a constituição do estado novo de caráter autoritário.
Povo e nação seriam a inspiração do novo governo , com missao de zelar pelos interreses maiores danação.Outro aspecto que chama a atenção no estudo do estado novo é a marca personalista do governo , o presidente Vargas foi exaltado , glorificado e indentificado como o responsável maior pela pátria .

A constituiçaõ de 1937- iniciou-se em 10 de novembro de 1937 mesma data em que se implantou a ditadura do estado novo . Da constituição de 1937 pode-se destacar que :
. concentra os poderes...
tracking img