Artido bulling escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLIYING: IDENTIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Maria Aparecida Loss


RESUMO O artigo tem por objetivo analisar o papel da comunidade escolar e da responsabilidade do gestor escolar em relação à identificação e intervenção ao bullyng no ambiente escolar uma forma de violência caracterizada por agressões físicas ou morais entre alunos, sejam crianças ou adolescentes, nointerior da escola . Partindo do pressuposto de que a escola é uma instituição de ensino e deve zelar para que o ensino possa ser transmitido em um ambiente seguro e saudável, ela tem a obrigação de afastar todos os tipos de agressões, sejam físicas ou verbais que ocorram em seu espaço físico. Conceitua, ainda, gestão escolar e discute seu papel diante do aumento da violência nos espaços escolares.Por fim, propõe a busca de alternativas para se fazer um trabalho voltado para a Cultura da Paz, com projetos voltados para a prevenção diante da manifestação da violência. Assim, o trabalho desenvolvido deu-se numa escola de rede pública estadual, na cidade de Alto Paraíso à luz de um conjunto de literaturas específicas com vistas a explicar teoricamente os elementos que interferem diretamenteno objeto estudado foram propósito dessa pesquisa. Conclui-se pela urgência de empreender um esforço coletivo para vencer as barreiras e entraves que viabilizam a construção de uma escola que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania, espaço que se aprende a aprender, a conviver e a ser com e para os outros.

PALAVRAS-CHAVE: Bullying, Espaço Escolar, Violência, CidadaniaINTRODUÇÃO

A temática da violência escolar tem sido alvo de uma preocupação crescente nas últimas duas décadas, tanto por parte da sociedade em geral, quanto, especificamente, por parte da comunidade escolar. Neste tipo de comportamento estão envolvidos: o agressor, o agredido, o grupo dos colegas, a própria instituição (professores, gestores escolares) e as famílias (a do agressor, a da vítima e ospais, em geral).
Bullying, palavra de origem inglesa que tem como raiz o termo bull, “é um termo utilizado para designar pessoa cruel, intimidadora e/ou agressiva” Guimaraes, (2009.). Este termo ganha importância no século XXI, após anos de existência. O bullying se apresenta enquanto prática de violência sem motivo aparente e que possui como local específico, as escolas. Rressalta-se que bullyingcompreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro (s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima (Lopes & Saavedra, 2003).
A escola deve ser um ambiente seguro, que permita a criança socializar-se e desenvolverresponsabilidades, habilidades, defender idéias e, acima de tudo, assumir sua própria autonomia com segurança e respeito às diversidades. Ao preparar os profissionais da educação para lidarem com as manifestações do bullying poderemos contribuir para que o ambiente escolar se transforme em um local menos violento, valorizando a cidadania, o respeito, a ética e a solidariedade entre todos que compõe acomunidade escolar.
O primeiro contato com o conceito de bullying surpreendeu-nos, devido às diversas formas de violência que hoje encontram-se nas escolas. Para tanto, aponta-se como questões norteadoras deste trabalho, as seguintes perguntas: Qual o conceito que se tem sobre bullying? Que ações a escola deve desenvolver diante dos comportamentos agressivos na instituição? Qual o papel da famíliadiante dos comportamentos agressivos? Quais as causas mais comuns de agressão no ambiente escolar?
Para dar uma base empírica a essa discussão foi realizada uma incursão numa escola urbana, localizada no município de Alto Paraíso-RO, objetivando analisar o papel da comunidade escolar e a responsabilidade do gestor escolar em relação à prevenção e combate ao bullyng e de que forma as...
tracking img