Arthur thomas londrina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS LONDRINA
ENGENHARIA AMBIENTAL

[NOME DO ALUNO]

TRABALHO DE ECOLOGIA :
AULA DE CAMPO NO PARQUE ARTHUR THOMAS

LONDRINA
2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS LONDRINA
ENGENHARIA AMBIENTAL

[NOME DO ALUNO]

TRABALHO DE ECOLOGIA :
AULA DE CAMPO NO PARQUE ARTHURTHOMAS

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Ecologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Campus Londrina. Orientador: Prof. Edson Fontes.

LONDRINA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................. 3

OBJETIVOS.................................................. 4

CARACTERÍSTICAS DO PARQUE .................................................. 5

ASSUNTOS DEBATIDOS NO PARQUE .................................................. 7

CONCLUSÃO .................................................. 8

CRÍTICAS E SUGESTÕES.................................................. 9

BIBLIOGRAFIA .................................................. 10



INTRODUÇÃO

O relatório a seguir trata-se de uma visita técnica ao Parque Arthur Thomas, para um aprofundamento da matéria de Ecologia Básica, onde podemos observar de perto e ter um contato mais próximo com a profissão deum Engenheiro Ambiental.
Podemos analisar e discutir as principais características do parque, bem como os problemas que surgiram ao longo dos anos.
A visita foi realizada pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica do Paraná – Campus Londrina no dia 31 de março de 2012, durante toda a manhã.

OBJETIVOS

* Analisar e discutir conceitos de ecologia.
*Analisar as variações do ambiente físico.
* Buscar soluções para os problemas observados, como por exemplo, o assoreamento do Rio Cambézinho e a captação de água da rua.
* Discutir formas para a Conservação do Parque Arthur Thomas.
* Analisar formas de reduzir o mau cheiro devido à um erro de encanamento ocasionado pela instalação equivocada da Sanepar.
* Compreender melhor osmecanismos de adaptação dos organismos aos padrões de variações do ambiente físico, tais como a radiação solar, qualidade hídrica, temperatura e solo.

CARACTERÍSTICAS DO PARQUE

O parque Arthur Thomas é uma Unidade de Conservação Municipal, localizada no perímetro urbano do município de Londrina a aproximadamente 6 km do centro da cidade. Foi criado em 1975 e aberto para visitação pública em1987. O Parque recebeu o nome de Arthur Thomas em homenagem ao desbravador e fundador de Londrina Arthur Hugh Miller Thomas, escocês nascido em 13 de dezembro de 1889 em Edimburgo, que na década de 1920 chefiou a Companhia de Terras do Norte do Paraná.
O Parque possui uma área total de 85.47 hectares, nele se encontra a primeira hidrelétrica de Londrina que aproveitou o potencial hidráulico doRibeirão Cambé, a Usina Cambé, inaugurada em 1939 pela Empresa Elétrica de Londrina, subsidiária da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e desativada desde 1967 motivada principalmente pelo crescimento socioeconômico da região.
O Parque é administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), a qual se localiza dentro do próprio Parque, juntamente com a Secretaria Municipal de Agriculturae Abastecimento, bem como o Centro de Estudos Ambientais (CEA).

O Parque representa um dos remanescentes de mata atlântica na região Norte de Paraná, cuja vegetação pode ser classificada como floresta estacional semidecídua.
Durante as décadas de 1970 e 1980 um dos principais interesses no Parque era a extração de madeira para construção civil, somente na década de 1990 que iniciativas...
tracking img