Artesanato como forma de gerar trabalho e renda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ARTESANATO COMO FORMA PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO INFORMAL E RENDA


Acadêmico - Mario Montibeller
Professor – Gisele Cássia Galvão Ruaro
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (SES0038) – Prática do Módulo V
21/11/12



RESUMO


O tema apresenta algumas reflexões sobre as atividades realizadas no grupo Mãos Que Criam, na Casa da Serenidade Helton HermannGessner e Amigos da Vida, na cidade de Timbó, durante o segundo semestre, do ano de 2012, quando foram desenvolvidas atividades ligadas, principalmente, ao apoio ao associativismo vinculado ao artesanato comunitário e ao aprimoramento sobre técnicas manuais e economia solidária. O Projeto tem como princípios integrar os/as moradores/as da comunidade, promover o desenvolvimento sustentável do grupo e ainclusão social no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas, gerando trabalho informal e renda. Como resultado geral das ações proporcionadas pela parceria deste projeto universitário, Comunidade e Casa da Serenidade é dado mais um passo para a concretização da formação acadêmica e apoio social a população.Palavras-chave: Economia solidária. Geração de trabalho informal e renda. Associativismo.



1. INTRODUÇÃO

O tema apresenta algumas reflexões sobre as atividades realizadas no grupo Mãos Que Criam, na Casa Da Serenidade Helton Hermann Gessner e Amigos da Vida, na cidade de Timbó, durante o segundo semestre, do ano de 2012, quando foram desenvolvidas atividades ligadas, principalmente, ao apoio aoassociativismo vinculado ao artesanato comunitário e ao aprimoramento sobre técnicas manuais e economia solidária. O trabalho artesanal, neste caso, é o elo que conecta conhecimentos e técnicas, necessidades e soluções para problemas sociais, podendo servir como um instrumento enriquecedor do processo de aprendizagem para um modo de vida saudável e sustentado. Nesse sentido, pode promover ainteração entre saberes, favorecendo a arte–educação, a cultura e o trabalho orientado para a melhor utilização dos recursos disponíveis. O Projeto teve como ponto de partida um sonho idealizado por mulheres da comunidade na cidade de Timbó e tem como princípios integrar os/as moradores/as, promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoasenvolvidas, gerando trabalho informal e renda. As atividades iniciaram com encontros regulares, cuja finalidade era organizá-las e mobilizá-las de formar associativa, vocação percebida como característica naquele coletivo. O grupo, a partir deste pressuposto, foi se concretizando como um espaço para a arte–educação para integrar jovens e adultos na comunidade. O artesanato, um dos pilares na construçãocoletiva dos objetivos deste projeto e a questão da economia solidária, aparecem como fundamental para se pensar a organização do grupo num sistema de autogestão e empreendimento no qual todas/os decidem em conjunto, beneficiando-se igualmente das conquistas e caminhos a percorrer.


2. TRABALHO INFORMAL E RENDA

O grupo Mãos Que Criam? O que é? está localizado na Casa da Serenidade HeltonHermann Gessner, na cidade de Timbó. Atualmente é formado por oito mulheres e alguns participantes itinerantes. Onde as principais atividades são voltadas a produção de peças em artesanato decorativo, baseado nas técnicas em patchwork e patchcolagem, visando comercializar e socializar o lucro entre as participantes. O objetivo do projeto é proporcionar a terapia ocupacional em forma de trabalhoinformal, além da realização pessoal através da apreciação da autoestima e a inserção social das pessoas através de medida sócio educativa, ou seja, trabalho comunitário. Não consiste no projeto a preocupação na produção exagerada de itens, sendo uns dos pilares desta atividade, seguindo o pensamento de Miguel e Lummertz:



A organização de pessoas em torno do seu trabalho e dos...
tracking img