Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Releitura da obra de Van Gogh: uma atividade







Priscila Hadlich Aquino Pileggi

Prof.ª Adriana Loureiro Klein

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Licenciatura em Artes Visuais (ART 0055) - desenho artístico e de apresentação

06/12/2012




RESUMO

Quando a criança entra em contato com uma obra de arte esta passa pelacontemplação através da percepção estética. Ao apurar mais seu olhar ela consegue fazer indagações sobre o que está vendo e á medida que treina sua habilidade se desenvolve e a obra começa a fazer sentido para ela. Assim o desenho como outras manifestações artísticas, representa o fazer artístico pela criança, que consegue transmitir seu pensamento por meio do mesmo. Dessa forma a releitura está ligadaa um processo de transformação da obra onde o aluno baseia-se na criação do artista para fazer sua própria criação.




Palavras-chave: Desenho. Leitura. Releitura. Van Gogh.




1 INTRODUÇÃO

O cotidiano está repleto de imagens e estas transmitem suas informações através da linguagem visual o que torna sua identificação imediata. Por isso é importante entender einterpretar essas imagens para uma melhor compreensão da mesma.

Dessa forma o presente trabalho procurou desenvolver uma leitura e releitura da obra “o quarto” de Vicent Van Gogh utilizando o desenho como recurso para o desenvolvimento dessa atividade por meio de uma vivência em sala de aula em período de regência com os alunos do 2º ano do ensino fundamental. Para tanto foram abordadosprimeiramente alguns aspectos relevantes abrangendo: o desenho como forma de expressão, a leitura de uma obra de arte e um breve relato sobre a vida de Vicent Van Gogh.

2 O desenho como forma de expressão




Desde pequena a criança desenvolve uma linguagem própria se expressando através de jogos, brincadeiras e desenhos, proporcionando o desenvolvimento do pensamento artístico.

Noinicio as crianças rabiscam o papel por achar divertido, conforme percebem que seus gestos deixam marcas significativas passam a fazer traços. Fazem linhas contínuas, curvas ou apenas algumas marcas. O desenho vai se tornando uma expressão simbólica para a criança.

Alguns autores afirmam que as crianças fazem rabiscos ou garatujas entre 2 á 4 anos, dos 4 aos 7 anos desenvolvem melhor suashabilidades e dos 7 aos 9 anos seus desenhos se assemelham muito do real.

Os desenhos feitos pelos alunos são resultados da percepção que elas têm do mundo e de si mesmas e não apenas o que estão vendo. É pelo desenho e pela pintura que elas aprendem a se comunicar, exteriorizar seus pensamentos, a imaginação e criam símbolos gráficos.

Para a criança é importante compreender visualmenteas coisas como forma, plano, profundidade quando ela percebe essas imagens e consegue representá-las então o aluno consegue produzir artisticamente.

Cabe ao professor orientar os alunos no desenvolvimento do desenho, sem impor seu controle absoluto em suas criações. Deixar a criança livre para criar é muito importante para seu aprendizado e o orientador deve apenas mediar esse processopara que elas despertem seu interesse pelo conhecimento.

3 Lendo uma obra de arte

Assim como para ler as palavras precisamos conhecê-las, decodificá-las e uni-las, a leitura de uma obra de arte também passa por uma sequência para que possa ser compreendida. Á medida em que a pessoa entra em contato com a arte sua linguagem se aprofunda fazendo com que a obra dê-lhe sentido.

Aoapreciarmos uma obra de arte á atribuímos significado, a sensação e a emoção que ela provoca é de cada pessoa e está ligada aos conhecimentos prévios que a mesma possui seja no campo pessoal ou cultural.

Conforme René (1998, p. 17), ”[...] através dela, o artista, e num grau subsidiário, o espectador, procura transfigurar tanto o que vê como o que apercebe dentro de si.”.

O acesso a...
tracking img