Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Realismo
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.
Fatos Históricos do RealismoO Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolve baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Além de uma oposição a um realismofotográfico.
A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
- ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico,abordando temas polêmicos para a sociedade da segunda metade do século XIX. As instituições sociais são criticadas, assim como a Igreja Católica e a burguesia.
- os escritores também criticavam opreconceito, a intolerância e a exploração. Sempre utilizando uma linguagem direta e objetiva.
- o herói romântico é trocado por pessoas comuns do cotidiano. Os problemas sociais transformam-se em temaspara os dramaturgos realistas.
- pintores passaram a incluir a representação de figuras entre os objetos que deveriam ser representados de forma realista . Pintavam cenas da vida real.
Pintura(Gustave Coubert)

Escultura ( Artista: Adam Beane)

Escultura ( Artista: Adam Beane)

Arquitetura ( Artista: Gustavo Eiffel)

Principais Artistas
Machado de Assis
Se destacou como romancistarealista. Apesar de ter escrevido obras romancistas, como Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia.

Algumas obras realistas de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas, QuincasBorba e Dom Casmurro.
Aluísio de Azevedo
Escreveu alguns romances românticos, os quais chamou de “comerciais”, pois eram os que mais vendiam. Mas suas maiores obras foram os romances naturalistas, comoO mulato, Casa de pensão e O cortiço.

Raul Pompéia
O termo realismo, de uma maneira geral, é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo...
tracking img