Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lembro-me perfeitamente, desta nova etapa da minha vida estudantil. Aquando da minha entrada para o liceu, houveram grandes alterações na minha maneira de viver, pois na altura vivia eu em Ermesinde, e tinha de me deslocar diariamente para Campanhã, para casa dos meus avós paternos, pois era onde se situava o liceu Alexandre Herculano, o estabelecimento de ensino que frequentei durante algunsanos. Esta mudança de vida nos dois primeiros anos não teve influência no meu rendimento escolar, pois estava eu no 4º ano, e com boas notas, quando aconteceu o 25 de Abril. Esta data marca o fim do chamado “Estado Novo”, onde passo a descrever algumas passagens da História por este sistema político que muito penalizou o povo português. Tudo isto aconteceu, quando um senhor chamado ANTÓNIO ABELOLIVEIRA SALAZAR, decidiu pôr fim á 1º República portuguesa após a revolta de 28 de Maio de 1926. Nesta altura dissolve as instituições políticas - democráticas, extingue os partidos políticos e instaura uma ditadura militar. Este senhor após algumas revisões da constituição em 1933 recusou o nacionalismo corporativo, 0 intervencionismo económico-social, tudo isto sem rejeitar teoricamente a formaRepublicana de governo. Uma das pastas que se apossou foi a das finanças. Embora mais tarde tomasse a seu cargo todo o processo governativo.
Uma das suas ideias caracterizou-se pela aplicação da censura das opiniões, e das repressões dos seus opositores. O método para dominar este sistema de censura e repressão foi a constituição de uma polícia política chamada: PIDE
Mesmo com este sistema políticoimplantado no nosso país, não foi impeditivo para a candidatura do General Humberto Delgado, conhecido pelo General sem medo, no ano de 1958 contra o candidato do regime Américo Tomás, apesar de derrotada, o que levou mais tarde ao seu assassinato, presume-se pela polícia secreta intitulada PIDE, essa mesma que defendia o regime com mão de ferro, fazendo atrocidades, que se verificaram em muitasdas individualidades da nossa politica tal como Mário Soares, Álvaro Cunhal, entre muitos outros que fazem hoje parte do nosso sistema político – democrático.
Mesmo após a morte de Salazar em 27 de Julho de 1970, o regime continuou na pessoa de Marcelo Caetano, o seu sucessor. Este senhor apesar de ter prometido alguma liberalização no sistema politico, não consegue mais do que mudanças de nomesem instituições repressivas, e mais grave do que isso vê-se com um problema sem resolução, que era a guerra colonial que se prolongava desde 1961.
Foi a partir desse momento que começou a vislumbrar-se um novo movimento militar que deu origem ao 25 de Abril de 1974, mais conhecida como Revolução dos cravos.

A partir dessa altura, é que as coisas começaram a ficar diferentes, pois com asalterações político-sociais que aconteceram no nosso país, tanto os trabalhadores como os estudantes, sofreram as consequências dessa mudança, uns para melhor outros para pior. Começaram a existir as greves, as manifestações, tudo em prol de situações político partidárias que muito mexeram com o dia-a-dia de trabalhadores e estudantes. A mim pessoalmente trouxe-me alguns problemas, pois fui “arrastado”,não só eu como muitos colegas meus, para uma facção política, que em nada me veio ajudar nos meus planos de estudos. Quero aqui frisar que essa entrada para a política estudantil não foi imposta por quem quer que fosse, foi uma opção minha. Como eu, muitos outros se perderam nessa altura conturbada das nossas vidas. Os estudos ficaram para 2º plano (5ºano antigo dos liceus), em prol de situações, quenada tinham a ver com os estudos. Foram tempos difíceis que muita gente ainda hoje passados 34 anos não entende nem compreende. Mas as gerações que se seguiram já tiveram uma situação mais estável tanto a nível escolar como a nível profissional, muito mais alegre, pois nesse aspecto o 25 de Abril de 1974, trouxe liberdades até então desconhecidas, pois como é sabido, naquela época (Estado...
tracking img