Livro etnocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Segundo o livro, o ''Etnocentrismo'' é definido como “uma visão de mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores,nossos modelos, nossas definições do que é a existência”
Como sabemos, o ser humano tem uma forte tendência em identificar tudo aquilo que parece ser um tanto quanto estranho ou diferente. Nóscostumanos separar as coisas em dois grupos distintos: o grupo do “eu” ou do “nós” e o grupo do “outro”.
Essa separação ocorre, de acordo com o livro, devido a um “fenômeno onde se misturam tantoelementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos”. E ainda afirma que os elementos intelectuais incluem uma dificuldade de se pensar a diferença, já os elementos emocionais se tratamde sentimentos como estranheza, medo, hostilidade etc.
Já no plano histórico, o livro nos traz sobre a visão antropológica do relativismo. O autor se preocupa em criar uma linha contextual narrandoos limiares das visões antropológicas evolucionistas como uma tentativa de explicação racional para as diferenças entre as culturas. O evolucionismo é uma visão de mundo etnocêntrica por olhar asdemais culturas meramente como estágios de evolução correspondentes a estágios anteriores ao nosso. No entanto, as teorias evolucionistas são mais avançadas do que as visões etnocêntricas anteriores,segundo o livro, por tratar as demais culturas como “humanas”, embora “atrasadas” ou “menos evoluídas”.
O evolucionismo acabou por contribuir para a relativização futura por tratar o diferente comohumano, o que se trata de um paradoxo. E isso se deu, na realidade, pela dificuldade teórica dos evolucionistas em determinar um referencial seguro para se medir a “evolução” cultural. Além disso, otrabalho de campo ou pesquisa de campo deu ímpeto a novas análises antropológicas, visto que os cientistas que empregavam tal método podiam agora conviver diretamente com as culturas estudadas em questão....
tracking img