Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Artes - 1º e 2º texto do livro




1º Texto

AS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO

Atualmente, as Artes, em suas diversas manifestações, são um componente curricular obrigatório nas escolas de todo o nosso país.

“Não é possível uma educação intelectual, formal ou informal, de elite ou popular, sem arte, porque é impossível o desenvolvimento integral da inteligência sem odesenvolvimento do pensamento divergente, do pensamento visual e do conhecimento presentacional que caracterizam a arte.” (BARBOSA, 2007:5).




AS ARTES ViSUAIS COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO NOS PCNs

Se, no século XIX, as Artes eram consideradas disciplinas "nobres" e importantes na formação cultural de um país, na primeira metade do século XX, o ensino das Artes nos ambientes acadêmicosestabeleceu uma relação de subserviência com o poder político e passou a ser instrumento de reação a reformas culturais. O ensino de Arte no Brasil tendeu à cristalização.

A idéia inicial de uma missão educativa foi do naturalista e explorador Alexander Humboldt que visitara a América Latina e, nela, a Amazônia, descrevendo a geologia, a botânica, a zoologia e outros aspectos geográficos eculturais da região, segundo os parâmetros da ciência moderna. Como humanista, Humboldt acreditava que se devia fornecer aos povos os instrumentos e os conhecimentos necessários ao desenvolvimento da sua autonomia, o que, no Brasil, se realizaria por meio da educação para a gestão autóctone da administração pública e das ciências e técnicas.

Em 1826, D. Pedro l inaugurou o prédio da Escola,na Travessa da Artes, próximo à atual Avenida Passos, renomeando-a como Academia Imperial de Belas Artes (hoje Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

No Brasil, havia exímios mestres de obras, entalhadores e pintores autodidatas, herdeiros diretos dos conhecimentos trazidos pelos portugueses, que realizavam suas obras segundo as técnicas, a inspiração estética e osmodelos da Arquitetura e das Artes Plásticas européias. A informalidade na formação dos construtores e artistas prevaleceu até o século XVIM. A Missão Francesa trouxe o neoclassicismo, que passou a ser o modelo artístico por excelência, suplantando a maneira barroca, até então em voga. A estética neoclássica seguia regras rígidas de composição, tais corno estabilidade, harmonia e o remetimento àsformas da natureza, com a intenção de incuti-las no imaginário do espectador.

Construir uma obra de arte organizando harmonicamente elementos em profusão era a demonstração cabal de que se podia ter o controle sobre o caos em que se desenrolava a vida na época, em meio a crises políticas, guerras e epidemias. Alguém precisava fazer crer que o domínio humano sobre o mundo não era uma ilusão, eisso poderia ser feito utilizando, com destreza técnica, as artes plásticas.

Enquanto na Europa, na segunda metade do século XIX, a Arte adquiria autonomia, ultrapassando o neoclassicismo e tornava-se, sob o romantismo, antes tudo expressão das inquietações diante das transformações sociais e culturais, o Brasil, em pleno século XX, permanecia retratando eventos históricos de modoheróico e remetia a líricas representações da colonização, persistindo em copiar os modelos neoclássicos europeus até a Semana de Arte Moderna, em 1922.

Na educação artística, a situação de subserviência às formas e às regras de execução rígidas que preconizavam a cópia de modelos perdurou até as décadas de 1980 e 1990, apesar de alguns movimentos questionadores que, se operaram mudanças no âmbito dasArtes, não tiveram efeito no mundo da Educação, destinando ás Artes um papel apenas acessório na formação do estudante.

Dada a formação insuficiente nas diversas linguagens e formas artísticas de alguns dos nossos professores, tendemos a acreditar que às Artes cabe apenas uma função menor dentro do currículo:

A arte na escola já foi considerada matéria, disciplina, atividade, mas...
tracking img