Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de artes:

* Análise da obra:



“Futebol em Brodósqui” - Cândido Portinari

Alunas: Ariele Daiane Inácio de Souza n°05
Cláudia Teixeira Pinheiro n°09
Daiani Larissa Macieln°43

Obra: “Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935

* Conteúdo Factual: Nota-se a presença de onze figuras humanas e alguns animais sendo, todas as crianças e animais como bodes e vacas.Três crianças brigando pela posse da bola enquanto as outras vão em direção à elas. Um chão de barro seco com alguns tocos de árvores e pedregulhos, com céu de fim de tarde.
* ConteúdoConvencional: As crianças ilustradas por Portinari parecem reais, aparentemente alegres, vibrantes e sedentos pela posse da bola. Apesar de estarem descalços e com roupas que dão a sensação de estarem sujaspela poeira do ambiente.
* Conteúdo Técnico: Nesta obra Portinari usou aparentemente as seguintes cores: marrom, laranja, amarelo, rosa, branco, vermelho, lilás, verde, azul, bege e preto. Telapintada com tinta óleo sobre tela de tecido e de dimensão 97x1, 30 centímetros.
* Conteúdo Estilístico: A obra representa saudade das peladas de futebol na infância.
* Conteúdo Atualizado: Dá parase ver nitidamente a felicidade dessas crianças pobres, vivendo um dos seus momentos de felicidade com os amigos. Em todas as crianças representadas por Portinari nesta obra nota-se que elas usamroupas desgastadas pelo tempo e sujas pela poeira do ambiente.
* Conteúdo Acrescido: Por ser uma obra feita em 1935, já deve ter passado por restaurações, mesmo assim as características do autorcontinuam explicitas em suas obras.
* Conteúdo institucional: A obra: “Futebol em Brodósqui” representa as partidas de futebol que Portinari viveu em sua infância. Portinari retratou um dos poucosmomentos de felicidade em sua infância pobre.
* Conteúdo comercial: Não se sabe ao certo o preço da obra.
* Conteúdo estético: Tela totalmente feliz, passa a felicidade das crianças que não...
tracking img