Artes cenicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Dessa forma, de acordo com a visão pedagógica, o teatro tem a função de mostrar o comportamento social e moral, através do aprendizado de valores e no bom relacionamento com as pessoas.
Os textos do teatro infantil eramadaptações de obras européias carregadas do moralismo vigente na época. Portanto, o teatro infantil teve a sua origem na moral cristã, no didatismo e na moral européia, e este quadro só começa a mudar durante a década de 70, passando o teatro-infantil a ser um gênero específico. O contato da criança com o teatro se dá basicamente pela escola ou pela igreja. É claro que em ambas as instituições oespetáculo é marcado mais pelo viés pedagógico do que pelo estético propriamente dito.
Na Educação Infantil, o brincar (Corpo e Movimento) é parâmetro para o desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, é por meio da brincadeira e da fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sócio-cultural da sociedade a qual pertence.
Dentro desta proposta, o teatrotrabalha uma linguagem que oportuniza formas de manifestação que permite que a criança utilize as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a plástica, a escrita, entre outras expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica e como isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social emque vive.

DESENVOLVIMENTO
As atividades teatrais dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam a construção do conhecimento. É nessa perspectiva que a concepção de teatro na educação infantil deve acontecer. As atividades teatrais, mais especificamente, o jogo dramático, são atividades orientadas, que dão oportunidade à criança para vivenciar situações que possibilitam aconstrução do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora. Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo, tudo isso faz parte do campo de experiências dos jogos dramáticos, imprescindíveis para essa faixa etária. Enquanto muitos pais temem quea participação em um grupo teatral possa prejudicar o progresso escolar dos filhos, estudos afirmam que as crianças envolvidas em artes cênicas tendem a ter melhor desempenho escolar.
Os ganhos escolares não são os únicos benefícios, existem outros mais óbvios: Aumento da autoconfiança, melhor capacidade de falar em público e trabalhar com um conjunto. Estudar teatro pode ser um excelente pontode partida para profissões na área da educação infantil, direito e política. E a capacidade de falar com segurança na frente de um grupo de pessoas é uma benção em qualquer carreira. Um dos maiores dons do teatro é que ele obriga as crianças a trabalharem juntas como uma equipe mesmo que não gostem umas das outras. A criança aprende a ver-se a si mesma como parte de algo maior do que ela, no qualela é apenas uma parte de um conjunto maior, e aprende a ser tolerante com seus "companheiros" - especialmente se ela for o "astro ou estrela" do show.
Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz,aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas,...
tracking img