Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O ser humano é o ser da incompletude e, por ser inacabado, consome sua vida na tentativa de interpretar/explicar/compreender o mundo em que vive. Nesse empreendimento, utiliza todos os seus atributos-instrumentos, ora privilegiando uns, ora outros; ora dando liberdade à sua dimensão subjetiva, ora enfatizando sua dimensão objetiva. Dessa forma, diversas teorias do conhecimentoforam formuladas na tentativa de dar ao homem as certezas de que ele julga precisar para viver e conviver no Planeta Terra. Da superstição à razão, do inatismo ao empirismo, o ser humano tem trilhado um longo caminho teórico a fim de encontrar-se e encontrar a verdade.
Na verdade, não há o que escolher. O ser humano é incompleto, inacabado e, mais: é complexo. Seu cérebro triúnico é capaz defornecer-lhe as mais discrepantes respostas sobre um mesmo tema e, ainda assim, não terá encontrado nada além de sua percepção da realidade. O pensamento científico não passa de uma das dimensões possíveis para se interpretar/explicar/compreender o mundo no qual vivemos. A fragmentação do pensamento é apenas um dos caminhos para acessar um objeto. No fundo, tudo o que resta ao homem é a certeza daincerteza, de que nada é incontestável, de que a história está por ser construída.
Uno e múltiplo, sapiens e demens, o homem do século XXI deverá reconhecer-se não apenas como ser social, mas também como elemento da natureza, co-habitante de um planeta cujo futuro está ameaçado pela lógica reducionista de uma ciência que se outorga plenos direitos de depredação do capital ambiental e cultural dasdiversas sociedades. Uma ciência que não atende mais aos apelos da coletividade e que deverá ser, tão brevemente quanto possível, hibridizada pelo pensamento transdisciplinar, aquele que pretende resgatar no homem a capacidade de fazer perguntas e não o comodismo das certezas.
O trabalho será apresentado em três capítulos interdependentes. No primeiro, intitulado A Gestação do PensamentoTransdisciplinar, estaremos apresentando a formação do pensamento transdisciplinar, o contexto mundial e científico em que foi gestado, seus precursores. No segundo capítulo, intitulado O Pensamento Transdisciplinar, abordaremos a construção do termo transdisciplinaridade, os delineadores do pensamento transdisciplinar, a visão de mundo proposta por esse pensamento, seu estatuto científico, a relação entrea transdisciplinaridade e educação e entre complexidade e transdisciplinaridade e a necessidade da reforma do pensamento. No terceiro e último capítulo comenta-se a trajetória do pensamento transdisciplinar, a partir do GRECOM – Grupo de Estudos da Complexidade – de Natal (RN). Finalmente, apontaremos, a necessidade da reforma do pensamento e da educação, a necessidade de religar os saberes, detransdisciplinar as disciplinas acadêmicas. Acredito que a educação esteja escrevendo o prefácio de uma nova história. Que a educação do futuro promovida confirme nossa “demens”.











































CAPÍTULO 1



A GESTAÇÃO DO PENSAMENTO TRANSDISCIPLINAR



1.1 CRISE E TRANSFORMAÇÃO

Estamos presenciando, nestas duasúltimas décadas do nosso século, uma profunda crise mundial. Esta crise caracteriza-se por ser uma das mais complexas que a humanidade já enfrentou, justamente por afetar todos os aspectos das nossas vidas – as dimensões econômicas, intelectuais, de qualidade de vida, moral e espiritual. Esta é a primeira vez que a raça humana tem que se defrontar realmente com sua ameaça de extinção. Oenfrentamento dessa perspectiva pode significar a salvação do planeta e da espécie humana.
Todo o processo de evolução, de crescimento que experimentamos nos dois últimos séculos acabou por gerar essa crise de proporções tão multifacetadas. Nunca o ser humano progrediu tanto e ao mesmo tempo degradou a natureza e o seu semelhante. As evoluções tecnológicas que vivenciamos nas últimas décadas não...
tracking img