Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CERAMICA
Todos os objetos de cerâmica são feitos a partir de diversos tipos de argila, com ou sem aditivos; podem ser pintados, vidrados, esmaltados ou dourados. As argilas são produtos naturais formados pela longa erosão das rochas na crosta terrestre. Com o aperfeiçoamento das técnicas, os oleiros passaram a usar misturas cada vez mais complexas de argilas e minerais para obter as propriedadese os efeitos desejados.

vidro
As principais matérias-primas do vidro inorgânico são a sílica (areia), um álcali (geralmente óxido de sódio ou óxido de potássio, que geram respectivamente os vidros de soda e de
potassa), e cálcio (cal). Modificadores, estabilizantes e corantes são adicionados para tornar executável o trabalho com o vidro ou para se obter propriedades decorativas.

GRUPOSQUÍMICOS DE VIDRO

O componente básico do vidro de soda-cal é a sílica

PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO

Os objetos de vidro devem ser limpos cuidadosamente com uma escova de cerdas macias ou um fole.
A fim de se evitar a ‘exudação do vidro’, os objetivos devem ser mantidos em ambientes secos, de preferência em vitrines fechadas, com umidade relativa inferior a 40%.
Com relação ao manuseio,transporte, guarda e exposição dos objetivos de vidro ou cristal, deve ser tomada as mesmas precauções indicadas para as cerâmicas, em função da fragilidade física desses materiais.

HIGIENIZAÇÃO E MANUSEIO

A higienização de rotina apresenta dois riscos principais: a limpeza em si e o manuseio e a movimentação a ela relacionados. Em geral, a limpeza de objetos de cerâmica e vidro, que não deve sermuito freqüente, faz uso de uma escova macia em uma mão, enquanto a outra segura ou estabiliza o objeto. As partes douradas não devem ser tocadas com as mãos ou escovas, pois com o tempo isso pode apagá-las, e não se deve aplicar força ou fricção nas partes frágeis ou que foram reparadas.
Antes de manusear o objeto, examine-o cuidadosamente para identificar rachaduras ou partes fragilizadas. Ergae recoloque o objeto com muito cuidado e sempre remova as tampas e outras partes soltas que possam cair, antes de movê-lo. Nunca erga o objeto pela alça, puxador, aba ou outras protuberâncias; em vez disso, use as duas mãos para apoiar a base ou outra área similar substancial da peça. Confira o peso e o equilíbrio antes de erguer a peça. Leve o material de limpeza até o objeto, em vez de levar oobjeto até uma área de higienização – sempre procure meios de evitar a movimentação das peças de cerâmica e vidro de um lugar a outro.
Se precisar levar um objeto para outro lugar, embrulhe-o em papel ou tecido macio; depois o coloque isolado em uma caixa ou cesta e só então transporte-o. Escolha um horário do dia em que poucas pessoas estejam por perto e peça a um colega que abra as portas elibere a passagem para você. Concentre-se no que está fazendo – não fale com outras pessoas e ignore as distrações encontradas no caminho.
Normalmente, a limpeza com água não deve ser necessária.

EXPOSIÇÃO E ARMAZENAMENTO

As vitrines oferecem a melhor proteção para objetos de cerâmica ou vidro. Considere um espaço suficientemente amplo para os objetos, de maneira a evitar que eles se amontoemnas prateleiras.; Os suportes de acrílico se deterioram com tempo; assim, confira se não apresentam rachaduras.
Nunca exponha uma peça que tiver uma rachadura aberta; o apoio ou suporte, ou o próprio peso do objeto, podem ser o bastante para provocar uma fratura. Em vez disso, mantenha o objeto nas condições em que se encontra e encaminhe para um conservador
Objetos menores são freqüentementeexpostos em peças de mobiliário de sua própria época; não se esqueça das necessidades de conservação destas últimas. Muitos objetos de cerâmica e vidro têm bases sem acabamento que podem arranhar superfícies polidas; use um pedaço de feltro de tamanho adequado entre o objeto e a superfície.
Os objetos na reserva técnica devem ser organizados em prateleiras, sem amontoá-los. Cubra cada fileira...
tracking img