Arte da pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE DA PESQUISA

Informações adicionais do autor:

Booth, Wayne C. é professor emérito da universidade de Chicago. Entre outros livros, escreveu “The rhe toric of fiction”.
Colomb, Gregory G. é professor de literatura comparada na universidade de Virginia, e autor de “Designs on truth”.
Williams, Joseph M, é professor emérito da universidade de Chicago, e autor “Style: toward clarity andgrace”.

“A pesquisa e sua divulgação constituem uma indústria enorme no mundo atual. (...) Quem não for capaz de fazer uma pesquisa confiável, nem relatórios confiáveis sobre a pesquisa de outros, acabará por se achar a margem de um mundo que cada vez mais vive de informações”. (p. 7)

“Pesquisar é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assimchegar à solução de um problema”. (p. 7)

“(...) as pesquisas feitas por outros determinam a maior parte daquilo em que todos nós acreditamos (...)”. (p. 8)

“(...) sem pesquisas confiáveis publicadas, seriamos prisioneiros apenas do que vemos e ouvimos, confinados às opiniões do momento”.(p. 8)

“Nosso mundo, hoje, é diferente por causa das pesquisas (...). Não é exagero afirmar que, se bemfeita, a sua mudara o mundo de amanhã”.(p. 9)

“Ao fazer um relatório de sua pesquisa, você terá de satisfazer uma multidão de requisitos estranhos e complicados, (...)”.(p. 9)

“A primeira razão para registrar por escrito o que você descobriu é apenas lembrar.(...) A maior parte das pessoas só conseguem responder a questões mais complicadas com a ajuda da escrita (...) O que você nãoregistrar por escrito será esquecido ou, pior, será lembrado de modo incorreto”.(p. 9)

“Uma segunda razão para escrevermos é ver com maior clareza as relações entre nossas ideias. Ao organizar e reorganizar os resultados de sua pesquisa, você vê novas relações e contrastes, complicações e implicações que do contrario poderia passar despercebidos”.(p. 10)

“Escrever induz a pensar (...)”.(p. 10)“Quando projetamos nossos pensamentos no papel, nos os vemos sob nova luz, que é sempre mais clara e normalmente menos lisonjeira. (...) você só pode refletir claramente sobre esses pensamentos quando os separa do rápido fluxo do pensamento e os fixa numa forma escrita coerente”.(p. 10)

“A razão mais importante para relatar pesquisa de um modo que atenda a expectativa dos leitores talvez seja a deque escrever para os outros é mais difícil do que escrever para si mesmo. (...). É por isso que os modelos e planos padronizados são os recipientes mais apropriados para suas descobertas e conclusões. Eles irão ajudá-lo a ver suas ideias a luz mais clara do conhecimento e das expectativas de seus leitores, não apenas para que você teste tais ideias, mas também para ajuda-las a crescer”.(p. 11)“Aqueles que pretendem participar de uma comunidade que dependa de pesquisas terão de demonstrar que não só são capazes de dar boas respostas a perguntas difíceis, mas também que conseguem informar seus resultados satisfatoriamente, ou seja, de modo claro, acessível e, mais importante familiar”.(p. 13)

“(...) você, como pesquisador, faz julgamentos sobre aqueles com quem troca ideias”.(p. 15)“Seu texto refletirá não só os julgamentos que você fez sobre o conhecimento e a capacidade de compreensão de seus leitores, mas, mais importante ainda, o que você quer que eles identifiquem como significativo em sua pesquisa. E seus leitores o julgarão com a precisão com que você os julgar. Se calcular mal a quantidade de informações de que eles precisam, se apresentar suas descobertas de ummodo que não atenda aos interesses deles, você perderá a credibilidade de que todo autor precisa para sustentar seu lado do diálogo”.(p. 16)

“Você provavelmente esta escrevendo para atingir uma meta, menos direta: aprender sobre pesquisa, representando o papel de pesquisador e imaginando o papel de seu leitor”.(p. 16)

“As pessoas podem aprender uma técnica de três maneiras: lendo sobre...
tracking img