Arte da musica na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DA MÚSICA NAS ESCOLA
Antônia Luna Lisboa - Rio Tinto - pb
UM PARADIGMA CURRICULAR NOS
TEMPOS ATUAIS
INTRODUÇÃO
Segundo a lei nº 11.769, a partir de 2011, a música passa a ser obrigatória no ensino fundamental para estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, que deverão entrar em contato com a teoria e prática de transformar som em arte. Com intenção de recuperar umadisciplina que já foi muito importante no currículo brasileiro até 1956.
A música é uma alternativa enriquecedora para o trabalho dentro da educação a partir de vários aspectos, tais como: a comunicação, a interação e a sensibilidade do individuo humano, coisa tão inerente a nós assim como a própria razão que encontram na música sua mais perfeita forma de expressão. Tendo em vista todos estes aspectosdirigimos nosso olhar à educação em especial. O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) afirma que a música é: “[...] uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral. (BRASIL, 1998, v 3, p. 45).
Nesta perspectiva, percebermos o quanto a música está presente em nossas vidas, porém além de todosestes elementos, temos a responsabilidade como educadores de introduzir dentro da música um contexto pedagógico já que temos em vista um direcionamento cognitivo para todas as ações que forem trabalhadas. Pensando assim e com o foco voltado à educação iremos considerar o que de fato é significativo para a criança e o jovem adolescente nesse nível. Consideramos aspectos importantes cuja utilizaçãoda música possa contribuir no desenvolvimento do ensino aprendizagem, já que é na educação infantil e no ensino fundamental onde se constitui as inter-relações pessoais e o convívio social, o desenvolvimento das formas orais e corporais de comunicação e aprimoramento das áreas cerebrais ligadas a estas funções.
Trabalhar os jovens com este tipo de representação artística é exatamente contribuirpara o bom desenvolvimento dessas áreas (motoras, comunicativas, afetivas) no período da vida em que elas estão em pleno desenvolvimento com criatividade e alegria, além de ser um fio condutor de diversas áreas curriculares.
Trabalhando a musica na educação infantil é possível tornar a sala de aula um ambiente harmonioso, alegre, interessante, fazendo com que as crianças interajam entre si,levando em conta o conteúdo pedagógico relacionado a interdisciplinaridade. Além disso, é possível desenvolver atividades que mexam com a motricidade e a coordenação motora das crianças, proporcionando a elas à ampliação dos horizontes e diversificando as formas de vivenciar a música. Também é uma forma de aflorar a sensibilidade dos alunos, estimulando a socialização entre os jovens e trazendo à tona acultura e a tradição, relacionados recursos didáticos que fazem falta às aulas de hoje.
A interação coletiva de intenso desenvolvimento, pois o individuo acaba descobrindo que sua presença é importante para completar a tarefa que esta realizando, em outras palavras, favorece a interação da criança no grupo deixando espaço para cada um e o espaço para o grupo. Existe na música todo potencialdidático. A linguagem é trabalhada em vários aspectos: corporal, musical e cênico, além de desenvolver a coordenação motora dos indivíduos que a praticam.
A arte de combinar os sons, a montagem de brinquedos e instrumentos musicais, desenvolvimentos de pinturas relacionando a interpretação musical, além de incluir cantigas, canções e musicas eruditas no contexto das aulas, desenvolvendo grupos musicaisdentro da instituição de ensino, só faz alavancar a qualidade do projeto, expressando sentimentos individuais e coletivos desenvolve espaços internos e externos, no processo do ensino aprendizagem.

JUSTIFICATIVA
A música cumpre um papel mediador das relações sociais e promove o desenvolvimento afetivo das crianças, além disso, pode ser usada como um elemento agregador nas outras disciplinas. ...
tracking img