Arte corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Corporal
Do Grafismo a Arte Pop

Alessandra Haubricht
Professora Rosane Pertile Schreiner
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Artes Visuais (Art0013)-Arte Brasileira
01/07/2011

Resumo
Pintar o corpo é arte mais que antiga, desde a Idade da Pedra até hoje. Considerado um movimento simbólico social, capaz de registrar épocas, comportamentos, culturas, crenças e muitosconhecimentos a mais sobre a humanidade. O corpo é encarado em sua materialidade como um vasto campo de possibilidades criativas, podendo ser de toda e qualquer movimentação artística expressando sentimentos tanto de raiva, dor, alegria ou de tristeza. Sentimentos que não podem ser ditos apenas com palavras e sim com a expressividade corporal.

Palavra-chave: Grafismo. Sustentabilidade. Arte Pop.

1Introdução

A pintura e o grafismo dos grupos indígenas brasileiros chamaram a atenção de inúmeros estudiosos, mas apenas recentemente passaram a ser entendidos como manifestações simbólicas e estéticas centrais na vida desses povos. Iconografia aplicada em diferentes suportes - pedra, cerâmica, entrecasca, papel e, com maior frequência, no corpo humano, demonstram como no contexto tribal, maisque em qualquer outro, a arte funciona como meio de comunicação, expressando a concepção da pessoa, a categoria social e material e outras mensagens referentes à ordem cósmica. O ser humano é social por natureza. Desde muito jovens vivemos em sociedade, fazemos parte e formamos grupos com pessoas das mais diversificadas crenças, origens e personalidades. Graças a esse convívio no decorrer de nossasvidas, vivemos situações que nos constrangem ou enaltecem, sofremos desilusões, aprendemos com nossos erros e acertos e, através de comparações, conseguimos construir a nossa personalidade e interagir com o universo.
A Arte Pop é um movimento cultural que se desenvolveu nas décadas de 50 e 60 do século XX, centrado na Inglaterra e nos Estados Unidos. O termo pop é uma abreviatura de "popular"e indica a raiz cultural e estética desta corrente inspirada no imaginário da sociedade de consumo e na cultura de massas.
Começou por ser uma reação contra o expressionismo abstrato das décadas anteriores, considerado agora muito intelectualizado e desligado da realidade. Os artistas pop tentam produzir algo que exprima o verdadeiro espírito do mundo atual, usando alguns objetos de usocorrente, envolvendo a arte no contexto quotidiano. Desta forma, o contato da obra com o espectador é imediato e o seu objetivo mais formal que conceptual. Em algumas das imagens que exprimem o materialismo da sociedade pode-se mesmo perceber intenções de crítica e sátira social.
Embora imbuídas de fundamentos estéticos idênticos, as manifestações artísticas da Arte Pop são extremamente variadas, podendodistinguir-se personalidades muito diferentes e criações artísticas que envolvem um leque alargado de expressões: pintura, escultura, desenho, happening, fotomontagem e colagem.

2 Arte Corporal Indígena

Uma das características que mais marcam a característica indígena é a pintura corporal, que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente, como à roupa usada pelo “homembranco”.
É uma forma de expressão muito variada e retrata os sentimentos desse povo. Pintando o corpo para enfeitá-lo, para defendê-lo do sol, dos insetos e, também, dos maus espíritos. As tintas são preparadas por eles e as cores têm a ver com o estado de espírito. Enfim, as pinturas falam, dão recados. Os materiais utilizados normalmente para isso são tintas como o urucum que produz o vermelho, ojenipapo da qual se adquire uma coloração azul-marinho quase preto, o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcário da qual se extrai a cor branca. Sua aplicação faz-se com o auxílio de gravetos, taquaras, com os dedos ou, em certas sociedades, mediante carimbos, feitos com caroços de frutas partidos ao meio e mergulhados na tinta.
Essa pintura...
tracking img