Arte armorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte armorial

Movimento Armorial:
O Movimento Armorial se desenvolveu no final dos anos 60, tornando-se um dos pólos mais importantes de criação artística do Nordeste. Teve início no âmbito universitário, mas ganhou apoio oficial da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Foi lançado oficialmente, no Recife, no dia 18 de outubro de 1970, com a realizaçãode um concerto e uma exposição de artes plásticas realizados no Pátio de São Pedro, no centro da cidade.A palavra Armorial significa uma coletânea de brasões da nobreza, de uma nação ou de uma província. Assim, Suassuna fundou sua preferência sobre dois critérios diferentes, talvez opostos. O primeiro motivo é, provavelmente, estético: armorial tem uma ótima sonoridade, é uma palavra que canta, apalavra foi escolhida tanto devido a seu sentido próprio quanto a sua origem, freqüentemente popular, e sua sonoridade. O segundo motivo liga-se, explicitamente, à heráldica, não como referência à nobreza, mas considerando-a numa perspectiva plástica, pois é ligado aos esmaltes da heráldica, limpos, nítidos, pintados sobre metal ou, por outro lado, esculpidos em pedra.A Cultura Armorial,portanto, é aquela capaz de distinguir e identificar o sertanejo, assim como os brasões e armaduras serviam para identificar famílias nobres na idade média, e tem como principal característica a relação com o espírito mágico dos folhetos dos romanceiros do Nordeste (literatura de cordel), com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das artes e dos espetáculos popularesligados a este romanceiro.

A arte armorial:A arte armorial está inserida em um movimento, com o objetivo de criar uma arte erudita a partir da cultura popular nordestina brasileira. Dentro da arte armorial temos elementos como: música, dança, literatura, artes plásticas, xilogravura, arquitetura, cinema, entre outros.Mas além desses elementos, a arte armorial dá muita importância aosespetáculos populares do Nordeste, encanados ao ar livre, com personagens míticas, cantos, roupagens principescas feitas a partir de farrapos, músicas e animais misteriosos. Tudo isso está presente no ‘Romance d’Pedra do Reino’, um dos principais livros do Movimento Armorial, escrito por Suassuna.O mamulengo ou teatro de bonecos nordestino também é fonte de inspiração para a arte armorial, que a partirdesse elemento, procura além da dramaturgia, um modo brasileiro de encenação e representação.-> Música armorial:
Os cantares nordestinos era uma das fontes principais da musica armorial.A música foi uma das expressões artísticas do movimento que teve maior repercussão nacional. De início com uma Orquestra de Câmara e depois com o Quinteto Armorial, integrantes do movimento viajaram por regiões doBrasil divulgando uma “música erudita brasileira baseada nas raízes populares”.O estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias barrocas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons da viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores. Com base nesses elementos, o movimento armorial realizava a sua “recriação”. Na ótica Armorial, o resgate do passado era a garantia paraa realização de uma cultura autêntica cultura brasileira.Segundo Cussy de Almeida “a música armorial busca refletir a cultura autêntica”, o que quer dizer que é formada na base popular da cultura nordestina sem nenhuma influência exterior.Estabelecendo o vinculo com um certo passado, a pesquisa da música armorial relaciona o barroco com raízes nacionais e o define como traço forte de inconscientemusical do Brasil.Eram realizados estudos dos sons dos instrumentos populares, procurando-se associa-los aos sons dos instrumentos eruditos. Procuravam-se no passado e na tradição medieval as raízes populares, por exemplo, descobriu-se uma ligação entre a viola sertaneja com o cravo era um instrumento da música barroca.
-> Xilogravura
Gravura talhada em madeira, de onde se obtém ilustrações...
tracking img