Arte africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 1

2. DESENVOLVIMENTO 1

2.1. RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO 2

2.2. RELATÓRIO DE INTERVENÇÃO 5

2.3. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO 7

3. CONCLUSÃO................................................................................................................ 8

4.REFERÊNCIAS...............................................................................................................9

5. ANEXOS..........................................................................................................................10



























MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO I


ARTE RUPESTRE

Nome do aluno

Prof. Orientador Reginaldo Peixoto/ Solange Bochnia


Centro Universitário Leonardo da Vinci –UNIASSELVI

Artes Visuais (ART/5057) – Estágio II



1 INTRODUÇÃO


O presente Memorial tem o objetivo de apresentar as atividades de observação e regência desenvolvidas durante o estágio II do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Leonardo da Vinci, pólo de Maringá, realizadas na escola Estadual José de Anchieta, no período de 10/02 a 20/07/2012, nas séries finais do EnsinoFundamental.
O tema escolhido para a realização da regência foi a Arte na Pré-história devido a sua importância de ensino e aprendizagem na disciplina de Arte e por designar todas as manifestações estéticas atribuíveis aos períodos que antecedem a escritas, pois abrange o conjunto das obras deixadas pelas civilizações primitivas, as quais não dispõem de nenhum testemunho escrito. Sua datação é geralmentedifícil e os testemunhos artísticos que chegaram até nós eram certamente apenas uma modesta parte das obras, muitas das quais devem ter sido realizadas em materiais perecíveis.
No corpo deste trabalho, procuraremos definir a arte como disciplina do currículo, sua necessidade de ser trabalhada em todas as séries do Ensino Fundamental, assim como as várias experiências vivenciadas durante operíodo que realizamos o estágio, a fim de observar a importância da prática docente para a formação do aluno do curso de Licenciatura em Artes Visuais.




2 DESENVOLVIMENTO


Este é o espaço do aluno descrever a importância do estágio para a formação do aluno do curso de licenciatura em artes visuais e, posteriormente descrever as observações e as regências, conforme itens que seguem:Veja o exemplo abaixo:


Na formação do professor, os estágios são um instrumento de intercâmbio de realidades e necessidades, compreendendo o universo do ensino superior e a trajetória da formação no campo de ensino, permitindo inseri-los no universo histórico, sócio, temporal da realidade educacional.
O estágio curricular é essencial na formação de identidadedocente de qualquer aluno de licenciatura, no curso de Artes Visuais não é diferente. É fundamental pelo fato de propiciar ao aluno um momento específico de aprendizagem, de reflexão com sua prática profissional. Possibilita uma visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, enquanto processo efervescente, criativo e real. Oliveira (2005, p.64)


As escolas devemreconhecer a importância dos estágios para a formação destes profissionais do ensino, que conforme Oliveira cita:
O estágio é um espaço privilegiado de questionamento e investigação, mas não somos nós professores formadores, quem temos de dizer isso ao nosso aluno estagiário, ele é quem tem que descobrir que isso é assim. Nosso papel, enquanto professores formadores, é buscarque ele entenda que sua atividade na escola tem por finalidade buscar mudanças, colher dados para denunciar falhas e insuficiências da educação. O estágio ainda que transitório, é um exercício de participação, de conquista e de negociação do lugar do estagiário na escola. (2005, p.61)


O mais importante para a arte e o seu ensino é que...




2.1 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:
Nome da...
tracking img