Arremesso de peso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARREMESSO DO PESO
Evolução Histórica:
O domínio das provas de arremesso está reservado apenas aos homens fortes, dotados de grande estatura e respeitável peso corporal. Este conceito já vem dos povos antigos, que praticavam o arremesso com pesadas pedras, mais tarde substituídas pelo peso atual, a tradicional bola de ferro.
Com o passar dos anos, mudaram o implemento do arremesso, oregulamento, a técnica, os conceitos do treinamento. Com isso, também o homem se transformou, para acompanhar as inovações e melhorar também suas qualidades físicas. Atualmente, não basta apenas se ter um bom tamanho e estatura ideal; agora, é preciso melhorar a velocidade, a resistência e aumentar a força.
Assim, podemos dividir a história do arremesso do peso em períodos:
* 1860 - 1910: Nesteperíodo, poucos atletas e treinadores se dedicaram com labor a novas experimentações. O arremesso era realizado com recentes mudanças e técnica desenvolvida, dentro de um pequeno círculo com 2,13 metros de diâmetro. Nesse período, o atleta que mais se destacou foi Ralph Rose, da Universidade de Michigan, com 1,93 metros de altura e 129,0 kg de peso, cuja melhor marca foi 15,54 metros.
* 1910 - 1920:Devido à 1ª Guerra Mundial, esse período não apresentou grandes destaques, nem elevou o número de praticantes. Destaque apenas para Pat McDonald, em 1912, com 15,33 metros.
* 1920 - 1930: Foi uma época em que se desenvolveu um grande interesse pela atividade. Dentre os praticantes, o que mais apareceu foi Bud Houser, com 1,82 metros de altura e 81,65 kg de peso, sendo muito veloz e possuidor de umanotável coordenação. Com isso ele conseguiu a melhor marca do período: 15,26 metros. As demais marcas desse período não foram muito salientes.
* 1930 - 1940: Com a marca de 15,54 metros aparentando ser insuperável, começou-se a levar mais a sério a prática dessa prova, onde apareceram muitos candidatos para tentar a quebra do recorde, tendo mais de sete arremessadores atingindo marcas superioresaos 16,00 e 17,00 metros.
* 1940 - 1950: Esse período foi muito auspicioso, com várias marcas acima dos 17,00 metros. O destaque marcante foi Jack Torrance, de 1,95 metros de altura, pesando, na sua melhor forma, 117,93 kg. Ele reunia todos os atributos de um excepcional atleta, com notável rapidez e coordenação.
Nesse período apareceram, também, Charles Fonville, de Michigan, e Jim Fuchs,que obteve o recorde mundial com a marca de 17,95 metros. Ate então, era utilizado o arremesso ortodoxo, cuja posição inicial, deslocamento e posição final eram realizados com o corpo na posição lateral.
Jim Fuchs, além de quebrar o recorde mundial, contribuiu também para a evolução técnica do arremesso, utilizando um novo estilo, idealizado por ele mesmo, no qual iniciava o arremesso em posiçãolateral, terminando o deslocamento com as costas voltadas para a direção do lançamento (fig.11). Esse novo estilo influenciou um nome que marcou época na história dessa prova, Parry O’Brien, a partir de 1952.
Esse atleta estudou profundamente a técnica que era utilizada por Fuchs. Já que o deslocamento terminava colocando o arremessador com as costas voltadas para a direção do lançamento, tendoinício com o corpo em posição lateral, ele concluiu que poderia iniciar com o corpo naquela posição, fazendo com que o peso percorresse um caminho maior dentro do círculo. Isso daria ao peso maiores possibilidades de adquirir impulsão e velocidade, melhorando, assim, a distância da queda do peso (fig. 12).
Com essa nova técnica (arremesso moderno), Parry O”Brien se manteve na cabeça da lista dosmelhores arremessadores por vários anos consecutivos e sua técnica é utilizada até hoje com pequenas variações.
De todas as especialidades de arremessos, a do peso é a mais praticada pro várias razões. Em primeiro lugar, sua prática não exige muito espaço, nem instalações e material de alto custo. Além disso, a aprendizagem de gesto não requer longo tempo para se obter resultados apreciáveis,...
tracking img