Arranjo submarino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARRANJO SUBMARINO DO CAMPO DE GIRASSOL

RESUMO

A produção de petróleo em ambiente marítimo é feita através de plataformas, em geral muitas delas flutuantes, conectadas ao reservatório através de dutos, responsáveis pelo transporte do petróleo bruto, gás ou água em conjunto com outros equipamentos ou acessórios; do ponto de vista estrutural esses dutos podem ser rígidos ou flexíveis, como adescoberta dos campos estão em lâminas d’água cada vez mais profundas esses equipamentos têm tomado configurações cada vez mais complexas devido aos grandes esforços a que eles são submetidos.

As decisões em relação ao desenvolvimento de um campo de produção são muitas vezes difíceis e complexas de serem tomadas e são influenciadas por um grande número de fatores ligados ao ambiente em que serádesenvolvido o campo petrolífero, aspectos técnicos, econômicos e políticos. O desenvolvimento de um sistema de marítimo de produção consiste basicamente de uma ou mais unidades estacionárias de produção (UEP) e de equipamentos posicionados tanto sobre esta unidade quanto no fundo do mar. No caso do campo de Girassol a experiência adquirida ao longo dos anos pelos profissionais envolvidos noprojeto foi um fator essencial no sucesso da escolha do layout submarino para projeto de desenvolvimento deste campo; Sem esta experiência erros seriam mais fáceis de serem cometidos proporcionando as empresas uma série de custos extras e graves inconvenientes, como acidentes que poderiam ocasionar problemas ambientais e até mesmo a perda de equipamentos e vidas. Dessa forma, este trabalho propõemostrar os parâmetros mais importantes no processo de escolha do sistema de submarino.

Esse campo tem um arranjo submarino complexo devido à profundidade de sua LDA e a baixa temperatura das águas do fundo marinho, motivo pela qual esse trabalho tem foco na tecnologia de isolamento térmico usado nos equipamentos submarinos do campo, que poderá ser futuramente base para projetos de outros campos.INTRODUÇÃO

Como a vida de todo campo de petróleo começa com a descoberta. Quase imediatamente deseja-se saber qual é o seu potencial em termos de reservas e valor monetário, e quais são as opções de desenvolvimento em termos de plano de estruturas e facilidades offshore.

O desenvolvimento de um campo de petróleo envolve vários aspectos da engenharia, muito deles intrinsecamente relacionadosà localização do campo, ao programa de perfuração, ao dimensionamento da unidade que suportará a produção, a definição dos métodos de elevação de óleo e gás, etc. Constitui-se um item fundamental no projeto a correta análise das características do reservatório para a definição do programa de produção de petróleo (Thomas, 2001). Finalmente, os resultados definirão a viabilidade do desenvolvimento docampo, visando a maximização da recuperação de petróleo e um custo mínimo operacional e de investimento de capital; Este processo envolve muitas áreas interdisciplinares da engenharia (engenheiros mecânicos, metalúrgicos, navais, de processos, etc.) trabalham na estratégia de exploração do campo. Nessa etapa é definido o layout do campo, o tipo de unidade flutuante incluindo sua capacidade deprodução/sistema de ancoragem e o tipo de dutos para escoamento do óleo. É sempre preferível o uso de tecnologias já existentes buscando minimizar o risco do empreendimento.

Para maximizar os custos do projeto, a estratégia deve ser a maximização do valor presente líquido (VPL) arriscado através de vários passos como minimizar o número de poços, maximizar as reservas, otimizar o perfil de produção(antecipando a produção e encurtando a vida útil do campo), minimizar os custo operacionais, minimizar o tempo entre descoberta e produção, minimizar o risco assim como outros fatores (Behrenbruch, 1993).

O campo de Girassol encontra-se localizado no offshore de Angola, no bloco 17 situado no Golfo da Guiné, a aproximadamente 150 km da costa a oeste de Luanda (Angola), no Golfo da Guiné,...
tracking img