Arranjo fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arranjo Físico ou Layout Industrial


INTRODUÇÃO


1) - Definição

Arranjo físico ou layout é a disposição física de máquinas, equipamentos, homens e materiais em uma instalação industrial, de tal modo que se obtenha maior rendimento e eficiência do processo produtivo. Para isso exige-se um mínimo de transporte interno, estoques intermediários reduzidos, fluxo de materiais constantee harmônico, condições ambientais e de segurança para o operador, produto e equipamento, além de ordem, limpeza e arrumação.


2) - Objetivos

Um layout industrial deve integrar todos os elementos envolvidos no processo produtivo da forma mais conveniente possível. Para reduzir custos operacionais é preciso minimizar deslocamentos e o lead time do processo. O aproveitamento de formaracional dos recursos físicos disponíveis, a busca pela segurança ao operador, produto e equipamento, maior flexibilidade no processo produtivo e facilidade no controle da produção, são também objetivos inerentes ao layout industrial.


3) - Necessidade do estudo do arranjo físico

A necessidade do estudo do arranjo físico aparece sempre diante das circunstâncias relacionadas com reduçãodos custos de produção, mudanças nas dimensões e tendências do mercado, aí incluindo sua localização e distribuição geográfica. A alteração na estimativa do valor dos produtos e novas descobertas envolvendo materiais e processos são também circunstâncias propícias para o estudo de um novo layout. O ambiente de trabalho inadequado, a obsolescência progressiva das instalações existentes assim como arealocação das fábricas em novos distritos industriais recomendam também um estudo nesta direção.


4) - Mudança do projeto do produto

Toda fabrica é essencialmente dinâmica e também o projeto do produto sofre alterações por novas exigências do consumidor aperfeiçoamento do produto, descoberta e novos e melhores, novos modelos etc.
Dessa forma, uma disposição de máquinas perfeitamenteadequada a um certo projeto industrial, pode não mais servir ao projeto do produto modificado, seja pelas tolerâncias mais estreitas, seja pelo novo processo de manufatura o " plant layout" anterior deve ser modificada para adquirir a mesma funcionalidade que possuía anteriormente.


5) - Novo produto


Um novo produto, ao ser introduzido numa indústria, forçosamente obriga a um reestudo do “plantlayout” atual. As novas peças que deverão ser produzidas significam novos processos, novas seqüências, novos métodos e novos controles. Pode ser suficiente um arranjo nas máquinas atuais, pode ser que seja necessária a aquisição de novos equipamentos, ou então, deverão ser feitas novas linhas ou nova fabrica - tudo isso faz parte de um estudo de "plant layout".


6) - Melhoria das condiçõesde trabalho e redução de acidentes

Um bom layout é sempre seguro e com simples recursos de posicionamento de máquinas podem-se evitar ferimentos provocados por rejeitos e cavacos, isolando-se um processo perigoso e com isso pode-se evitar acidentes.
Em relação aos meios de transportes, os acidentes podem ser eliminados com mais eficientes corredores e passagens. Má ventilação e iluminaçãopodem ser causadas por deficiência nas localizações das secções ou das máquinas. A redução de ruídos pode aumentar a produtividade dos empregados.
Todos esses problemas devem ser resolvidos pelo homem de "plant layout”.


7)-- Variações na demanda do produto

A demanda do mercado determina o Processo Industrial e o Dimensionamento. Logo em todo aumento da demanda do produto necessitamos rever oprocesso industrial na busca de tecnologias tecnicamente mais apropriadas e mais econômicas em relação às novas condições de venda. Devemos também recalcular o numero de equipamentos necessários para garantir que o mercado esteja satisfeito.
Uma redução de vendas pode forçar um reposicionamento das máquinas ou mesmo a retirada de uma linha de usinagem já que nas novas condições pode não mais...
tracking img