Arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
I – Introdução

Na pré-história, não se encontram indícios concretos de como foram praticados tais exercícios pelo homem primitivo, além da imitação. , existe movimento e, portanto, exercícios físicos, os quais, pela sua repetição, aperfeiçoam e o desenvolveram.
No Oriente Próximo foi o Egito que, sem dúvida, atingiu o mais alto grau de aperfeiçoamento no terreno esportivo. Asimagens que nos deixaram registram corpos fortes e esculpidos dentro de padrões estéticos comparáveis aos dos gregos. Suas práticas esportivas eram bastante diversificadas, sendo evidente a importância não só da luta, já comentada, como também da natação, remo, atletismo etc., constituindo um verdadeiro sistema de Educação Física.
Os cretenses eram baixos, morenos, queimados pelosol,esbeltos,enérgicos, usavam roupas leves como: simples tanga e saiote ricamente bordado, uma cinta que mostrava o talhe atlético . As mulheres usavam joias ,chapéus, colares e braceletes.
No extremo oriente dois povos marcaram a história das atividades físicas, os chineses e os hindus, mas, não podemos deixar de relatar a grande contribui-ção que os japoneses exerceram na educação física como, por exemplo, ojudô.
Os gregos da Antiguidade conferiram ao exercício físico um papel de grande destaque nos vários âmbitos da vida social, como a educação, na qual a atividade física se complementava com a aquisição de conhecimentos, e a celebração das festas, nas quais os jogos atléticos helénicos, fundamentalmente os Jogos Olímpicos tiveram especial transcendência. Tanto através da leitura dos grandes clássicosda poesia e da filosofia (Homero, Píndaro, Platão, Aristóteles, etc.) como através dos achados arqueológicos é possível perceber a importância que tiveram a educação física e a prática do desporto numa das grandes civilizações do Mundo Antigo.
Os romanos também realizavam jogos de estádio, como as competições de atletas e equestres, mas sem o entusiasmo pelos jogos de circo e anfiteatro.
Ondeesta aquele povo que lutava por um lugar de perigo na frente de combates e conquistava impérios. Agora se contenta com pão e circo.












Capitulo I
1.0 – Educação Física na Pré-História

O aparecimento do homem primitivo, é considerado a infância da idade da pedra, sendo a cultura mais atrasada que se conhece. O homem nesta época possui uma característica de nômade, tem quelutar para sobreviver e buscar alimentos para a subsistência, dessa forma, ele realiza exercícios físicos naturais e utilitários que são passados para seus descendentes para uma melhor utilização dos seus sentidos, suas forças e habilidade.
Em relação aos exercícios físicos realizados surge também a expressão de jogo utilitário e recreativo com cerimonial e regras estabelecidas onde tantosvencedores como vencidos aceitavam o resultado desportivamente. Esportiva, para as atividades que, até então, eram praticadas apenas por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas. Cada vez mais, os jogos implicavam criar uma ordem moral e social. A sociabilidade inerente às atividades humanas durante o período da pré-história dependia do movimento, do ato físico. O homem dependia de força,velocidade e resistência para sobreviver.
A situação de nomadismo fazia com que realizassem grandes caminhadas nas quais eram obrigados a lutar, correr, saltar e nadar.
No começo, ainda absolutamente nômades, a caça e a pesca eram a base da sua economia. Posteriormente, iniciaram-se num processo de sedentariação, quando começaram a dominar técnicas rudimentares de agricultura e domesticação de animais.Em qualquer desses momentos, foi necessário o aprimoramento das habilidades físicas para a otimização de gestos e a construção de ferramentas que possibilitassem maior sucesso nas práticas de sobrevivência.
Na medida em que o homem entra num estágio definitivo de sedentarização, seu espaço ocioso aumenta, levando ao surgimento de uma concepção atividades lúdico levava ao aparecimento de uma...
tracking img