Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Razão áurea influi na arte e na arquitetura

Selecione vários objetos de planificação retangular, tais como a página de um livro, a porta da sua casa, uma maleta deviagem, uma caixa de fósforo ou uma fotografia. Agora, meça o comprimento e a largura de cada objeto, dividindo o maior valor pelo menor. Alguma coincidência deresultados? Por que será que o número encontrado nas contas, com raras exceções, é sempre 1,6?

Desde a Antigüidade, sabe-se que um retângulo é mais harmônico à percepçãovisual humana se a razão entre os comprimentos do lado maior e do menor for igual a (cerca de 1,6). Esse número, conhecido como razão áurea, tem propriedadesnotáveis, entre as quais a possibilidade de ser obtido por meio da divisão entre segmentos definidos pelo cruzamento de diagonais de um pentágono regular.

A razão áurea estápresente na arte. Por exemplo, a fachada do Pártenon, na Grécia, a segue quase perfeitamente. Também o quociente entre a altura da face lateral e da metade da arestada base da pirâmide de Gizeh, no Egito, é exatamente igual à razão áurea, com precisão até a terceira casa decimal (1,618).

Na época renascentista, os artistasutilizavam regularmente a razão áurea para dividir a superfície de uma pintura em agradáveis proporções, como se observa na "Sagrada Família", de Michelângelo. TambémLeonardo da Vinci se interessou pelo estudo da razão áurea, tendo sido até co-autor de um livro sobre o assunto.

Uma última curiosidade: meça a distância do seu umbigoaté o chão e divida pela distância do umbigo até a cabeça. Para a maioria das pessoas, o resultado dessa conta é aproximadamente igual à enigmática razão áurea!
tracking img