Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mário Botta

INTRODUÇÃO
 
A arquitetura contemporânea desempenha um papel muito delicado. De um lado, temos uma sociedade de consumo, valorizando aspectos secundários e descartáveis da arquitetura de efeito. Mas a arquitetura exige tempo. Afinal, o território da memória, da história, não é só o da função. Portanto, o arquiteto de nossos dias deve ser um profissional que seja um misto defilósofo e historiador. Em síntese, ele deve saber interpretar os novos sonhos e desejos do ser humano com imaginação, ética e criatividade.
No início dos anos 70, Mario Botta assombrou, com sua obra, os apreciadores da arquitetura de todo o mundo. Com o fim do modernismo e o avanço do pós-moderno, os trabalhos de Botta jogaram luz sobre os possíveis rumos da arquitetura. O arquiteto acabou se tornandouma celebridade, com projetos espalhados por diversos países e monografias publicadas sobre sua obra.
Mantendo-se fiel ao Modernismo, cujas lições basilares de valor universal e atemporal ensina – em cenas muito bonitas – aos alunos da FAUUSP desde 1960, Paulo Mendes da Rocha apreende os conceitos estabelecidos por aqueles que foram seus mestres, e a partir deles elabora sua arquitetura.
Naverdade, pertence a uma geração já identificada ao Movimento Moderno, dentro das faculdades, entre o sistematizado e o institucionalizado, onde circulam as predileções e o entusiasmo por certos artistas.
 
1. MARIO BOTTA
 
1.1. BIOGRAFIA
 
O arquiteto suíço Mario Botta nasceu em Mendrisio, Ticino, em 1 de abril de 1943. Iniciou sua carreira no ano de 1953, como projetista com os arquitetosLuigi Carmenisch e Tita Carloni, em Lugano. De 1961 a 1964 freqüentou a Escola de Arte de Milão. A primeira casa desenhada por ele, a Casa Paroquial de Genestrerio (1961 – 1963), foi projetada quando ele tinha apenas dezoito anos de idade.
Em 1964 estudou com Carlo Scarpa e o historiador de arte Giuseppe Mazzariol no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza. Em 1965 trabalhou com Julián de laFuente e José Oubrerie no estúdio de Le Corbusier, que realizava seu último projeto: o novo hospital de Veneza. Ao finalizar seus estudos conheceu Louis Kahn (que lhe ensinou que há uma sintonia entre o espaço, a luz e a matéria), com quem colaborou em uma exposição no Palazzo Ducale, relacionada com o projeto para o novo palácio do Congresso de Veneza.
Em 1970, Botta abriu em Lugano seu próprioestúdio e iniciou suas atividades profissionais. E levaria consigo um traço muito forte: a extensa pesquisa antes de concluir um projeto. Esta pesquisa ficou latente nas casas residenciais em Ticino, museus e Igrejas. Nestes projetos podemos verificar uma das características mais marcantes de Botta: A nítida relação entre o interior e o exterior, a expansão espacial vertical e as aberturas até oteto constituem seus elementos básicos na construção. Essa relação se dá através de clarabóias e grandes janelas.
Dois anos depois planejava seu projeto mais extenso até então: a escola de ensino médio de Morbio Inferiore (1972-1977). Algumas vezes construiu casas residenciais cujo desenho esteve baseado em formas geométricas básicas, como a casa de sillería em Cadenazzo (1970-1971), o prédioretangular de apartamentos com passagem pela ponte de Riva San Vitale (1971-1973) e o edifício em forma de cilindro de Stabio (1980-1982). Projetou também a biblioteca do convento das Madres Capuchinhas de Lugano (1976-1979), que, mesmo situado embaixo do solo, dispõe de muita luz, devido ao telhado de cristal. Em grandes projetos que vieram depois, como o anexo de Staatsbank de Fribourg (1977-1982),Botta buscou integrar sua conhecida geometria no contexto urbano.
Em 1983 foi nomeado professor titular na Escola Superior da Confederação em Lausanne e membro de honra da Bund Deutscher Architekten. Ao longo de seu trabalho ele deu aulas, seminários e cursos na área da arquitetura em escolas européias, na Ásia, Américas do Norte e Sul.
Em 1983 foi nomeado professor da Swiss Polytechnic...
tracking img