Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 1-5 imagens
Slide 6
O Maneirismo na Itália foi atitude de rebeldia contra a dramática e as ordonâncias da Renascença, tomada por quem as conhecia, mas deliberadamente não as seguia (Michelangelo na Laureziana, por exemplo), ao passo que no Brasil as formas da arquitetura de entre Renascença e Barroco exprimiram antes o arcaísmo próprio ao meio áspero e rude do que uma maneira ou atitudecontrária às normas consagradas.
Slide 7-14 imagens
Slide 15
No período COLONIAL, todas as nações colonialistas da época - Espanha, Holanda, França, Inglaterra -, tinham monopólio de comércio com suas colônias. O nosso só se fazia através de Portugal: comércio de bens materiais e das prendas do espírito também. Era exportado matérias-primas e exotismos e recebíamos produtos manufaturados: os dacultura inclusive da arquitetura, nos chegavam de lá prontos para serem aplicados.
Slide 16-19 imagens
Slide 20
No período IMPERIAL, com a Abertura dos Portos decretada pelo Príncipe Regente quando em 1808 fugindo da invasão napoleônica transferiu a Corte para o Brasil, passamos a receber toda sorte de influências, na arquitetura e nas artes em geral predominando paradoxalmente as da França,resultado da vinda em 1816 de uma missão de artistas desse país para o Rio de Janeiro.
Slide 21
Em meados do século XIX com a inauguração da navegação a vapor transatlântica seguida do telégrafo submarino, entramos em rápido contato com todos os povos. Consequência: mescla de influências que, com a REPÚBLICA e as invenções do aeroplano, do cinema e intensificação da imprensa, fizeram que todo oOcidente tivesse uma fase de Ecletismo.
Slide 22 e 23 imagens
Slide 24
A Revolução Industrial cria uma nova realidade para a arquitetura: revoluciona a cidade, estabelece novas formas de cálculo e representação do espaço, permite o surgimento de novos materiais, cria novos métodos de construção e novos problemas a serem resolvidos.
As mudanças ocorridas envolvem, desde a escala da nova cidade (otamanho do problema), até a execução de novos edifícios e infraestrutura urbana para atender as novas necessidades da população.
Slide 25-30 imagens

Slide 31
A arquitetura moderna tem sua história iniciada, no Brasil, na década de 20, sob a inspiração do movimento racionalista europeu.
Além disso, cabe destaque a efervescência no panorama artístico brasileiro, no período, que produz a“Semana de Arte Moderna de 1922”, om ampla repercussão nas artes e no meio cultural.
Slide 32
Em 1928 é construída na Vila Mariana, em São Paulo, a primeira casa modernista no país, por Gregori Warchavchki, arquiteto russo, formado na Itália, que chegou ao Brasil em 1923 e aqui se instalou, produzindo extensa obra.
Slide 33 e 34 imagens
Slide 35
Dado o ineditismo do projeto, em meio à profusão deestilos e elementos decorativos de fachada, da época, foi necessário aplicar um engenhoso artifício para a sua aprovação na Prefeitura de São Paulo.
Para driblar a análise do projeto, pelo então existente serviço de Censura de Fachadas, o arquiteto apresentou desenhos que continham uma série de ornamentos obrigatórios, que afinal não foram executados, mantendo o racionalismo e o ascetismo da obraoriginal.
Slide 36 e 37 imagens
Slide 38
O marco fundamental do movimento moderno na arquitetura se dá, finalmente, em 1935-1936, com o concurso para o prédio do Ministério da Educação e Saúde, hoje Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro.
O projeto nasce de um esboço feito por Le Corbusier para outra área da cidade. Entretanto, pela qualidade da concepção, o estudo foi apresentado ao ministroGustavo Capanema, para ser executado, em lugar do ganhador, de inspiração neocolonial.
Slide 39 e 41 e 42
Slide 40
O desenvolvimento do projeto coube a uma equipe composta por Lúcio Costa, Afonso Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão, Ernâni Vasconcellos e Oscar Niemeyer.
A equipe de arquitetos trabalhou sobre o esboço raçado por Le Corbusier, aproveitando a concepção original na elaboração do...
tracking img