Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
15 de março de 44 a.c – Caio Júlio César foi morto no senado romano, pelo próprios romanos, o motivo mais comentado é que Júlio César era muito egoísta e não dividia seu poder com ninguém.
Em 55 a.c Júlio César lidera 40 mil homens pelo Gália. Ele queria ser tão importante e poderoso conquistador quanto foi Alexandre o Grande e para isso ele queria atravessar o rio Remo e chegar a Germânia,Alemanha, coisa que nenhum outro imperador havia feito antes.
Para chegar a Essa terras ele precisava atravessar o rio que tinha 304m de largura e 9 metros de profundidade, mas como fazer isso com 40 mil homens?
Júlio César teve a ideia de construir uma ponte, mas não uma ponte qualquer e sim um ponte extremamente forte e estável e bem larga para que seus legionários pudessem passar.
A fundaçãoera feita com toras de madeira (45cm de diâmetro) colocadas no leito do rio. As toras eram colocadas em diagonal para dar maior estabilidade a ponte.
Na parte alta do rio as toras eram inclinadas na direção da corrente e doze metros abaixo os pares inclinavam no sentido contrário, contra a corrente. Cada conjunto de toras era unido por uma viga de 60cm de espessura. Logo depois troncos menores eramcolocados ao longo das vigas onde depois recebiam tiras de madeira fortemente amarrados. O projeto e ousado e inovador, porém nada foi tão chocante quanto a velocidade da construção, apenas dez dias após ser ordenada a construção a obra estava pronta e foi inaugurada por César marchando sobre ela em direção ao seu destino.
Após passar 18 dias nas terras inimigas César cruza o rio de volta dedestrói a ponte construída com tanto esforço. Mas o que César realmente queria era deixar uma mensagem: “ROMA PODE IR A QUALQUER LUGAR, NADA PODE DETÊ-LOS”, e mais “JÚLIO César PODERIA IR A QUALQUER LUGAR. Esse foi uma coisa poderosa de muitas outras que César ainda iria fazer pra mostrar que era poderoso, mas isso também acabou levando-o a sua própria queda.
Quando declarado o primeiro ditadorperpetuo de Roma com 55 anos em 44 a.c, começaram a surgir boatos de um assassinato no Senado Romano, pois ele queria ser odorado como um Deus. A sua morte acabou sendo inevitável e com isso, César foi substituído por vários outros imperados ao longo dos anos que usaram de seus poderes para construir obras gigantescas e também para suas ambições até a destruição de Roma.
Segundo a lenda Roma foifundada por Remo e Rômulo, dois irmão que foram abandonados e criados por uma loba, e que depois criaram a cidade de Roma as margens do rio Tibre.
A primeira grande obra da engenheira romana foi a “Cloaca Maxima” um grande sistema de esgoto que tem mais de 2.500 anos e que funciona ate hoje levando os dejetos da cidade até o rio Tibre, os dutos subterrâneos também serviam para drenar as áreaspantanosas entre os vilarejos de Roma.
Com a expansão de Roma, invadindo territórios vizinhos e os dominando os engenheiros de Roma tiveram que criar uma infraestrutura de transporte para ligar o império que estava se expandindo. Em 312 a.c o sistema de transporte mudou com a construção da “Via Ápia”, pois, até então, os únicos sistemas de transportes eram fluviais e também através de cavalos, carroçasaté mesmo a pé, em chão batido e por entra as florestas sem uma via definida.
A Via Ápia foi a primeira autoestrada nacional romana que possuía 212km ligando a capital até a província de Campânia.
Para criar a via, os engenheiros romanos utilizaram um instrumento especial de topografia, a “Groma”, uma haste vertical com uma cruz no topo que era usada para alinhar dois pontos. Uma grandediferença das estradas romanas para as de hoje, é que os romanos não conseguiam fazer curvas, eles apenas seguiam em linha reta e viravam em ângulos retos seguindo novamente uma linha reta. Para os engenheiros romanos, nada detinha a via; quando eles se deparavam com montanhas e vales eles os cortavam para que a obra seguisse a diante.
Depois que a marcação ideal era feita e aceita, uma trincheira...
tracking img