Arquitetura e escultura grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2012
1. Escultura e arquitetura da Grécia

1.1 Escultura

Os primeiros escultores gregos fizeram trabalhos simples, mas aprenderam aos poucos a fazer figuras realistas, estilo que foi copiado até o fim do século XIX. Houve três períodos na escultura grega: a escultura arcaica, a clássica e a helenística. Primeiramente os artistas só sabiam fazer pequenas figuras de argila ebronze. Com os fenícios e outros povos do Oriente, os gregos aprenderam a fazer figuras de argila com moldes; neste período arcaico desenvolveram um estilo rígido. No fim do século VIII a.c., os gregos aprenderam a fazer estátuas maiores com os egípcios e como trabalhar em pedras mais duras como o mármore branco. Com o tempo foram se aperfeiçoando e conseguiram fazer figuras mais vivas. Entalharammuitas figuras de homens nus, em pé, representando servidores no templo de um deus; estas figuras chamavam-se curós.

As figuras femininas eram chamadas de corês, estavam sempre vestidas, em posição frontal e com expressão calma. No período clássico, aprenderam a fazer roupas com pregas, às vezes soltas, às vezes grudadas no corpo. Faziam esculturas de deuses, que para eles pareciam muito com oshomens. A primeira escultura clássica importante apareceu no templo de Zeus, em Olímpia. O ponto culminante desta fase são as esculturas do Partenão em Atenas. Aos poucos as esculturas das figuras humanas passaram a ser mais fortes e as femininas já apareciam nuas.

Entre os escultores estão Lisipo, que fez figuras atléticas, e Praxíteles, com suas deusas e deuses num estilo suave e harmonioso. Nãopodemos deixar de citar a grandiosa Vênus de Milo, de autor desconhecido. A escultura de retratos começou neste período. Alexandre, o Grande, com suas conquistas, levou a cultura grega ao Egito e ao Oriente, depois de sua morte, e seu império foi dividido em reinos menores. Nestes reinos, as cortes encorajaram escolas de arte locais e houve então uma mistura de suas idéias com a arte grega; comoresultado surgiu à arte helenística. Uns seguiam o estilo mais clássico enquanto outros preferiam figuras mais ativas e dramáticas. Entre as escolas mais famosas desta época destacam-se as que se localizavam em Rodes, Pérgamo e Alexandria.
Veja mais imagens sobre as esculturas no anexo abaixo.
. .
1.2 Arquitetura

Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, osprimeiros a se preocupar em apresentar a natureza tal qual ela é. Para fazerem isso, foi fundamental o estudo das proporções, em cuja base se encontra a consagrada máxima segundo a qual o homem é a medida de todas as coisas. Podem-se distinguir quatro grandes períodos na evolução da arte grega: o geométrico (séculos IX e VII a.c), o arcaico (VII e VI a.c), o clássico ( V e IV a.c) e o helenístico( do século III ao I a.c).
No chamado período geométrico, a arte se restringiu á de coração de variados utensílios e ânfora. Esses objetos eram pintados com motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente. A técnica aplicada nesse trabalho foi herdada das culturas cretense e mecânica. Passado muito tempo, a partir do século VII a.c, durante o denominado período arcaico, aarquitetura e a escultura experimentaram um notável desenvolvimento graças a influência dessas e outras culturas mediterrâneas.
Também passaram o estudo e a meditação do antigo megaron miscênico, sala central dos palácios de Micenas a partir da qual concretizaram os estilos arquitetônicos do que seria o tradicional templo grego.
Entre os séculos V e IV a.c, a arte grega consolida suas formas definitivas.Na escultura, somou-se os naturalismo e á proporção das figuras o conceito de dinamismo refletido nas estatuas de atletas como o Discóbolo de Miron e o Doríforo de Policleto. Na arquitetura, em contrapartida, o aperfeiçoamento da óptica (perspectiva) e a fusão equilibrada do estilo jônico e dórico trouxeram como resultado o Partenon de Atenas, modelo clássico por excelência da arquitetura dessa...
tracking img