Arquitetura romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Com este trabalho o nosso grupo pretende dar a conhecer a arquitectura romana, tal como um breve resumo da sua história, herança, as formas estruturais de todas as belas ordens arquitectónicas e como influenciou a atuais cidades de Portugal.













A origem de Roma
Muito resumidamente, podemos dizer que Roma foi fundada por Rómulo, em 753 a.C e localiza-se naplanície fértil do Lácio e junto ao Rio Tibre. Instaurou-se uma Républica a 509 a.C que a partir da daí começou a expandir-se podendo assim absorver várias culturas dos povos submetidos.

O Pragmatismo Romano
O povo romano tinha princípios nos seus feitos: a ordem, a racionalidade e a utilidade. Foram estes principios que influenciaram vários arquitectos romanos criando grandes obras onde autilidade sobrepõe-se à harmonia, sendo o contrário da Arquitectura Grega.

O tratado de Vitrúvio
O tratado de Vitrúvio surgiu no século I a.C., quando o imperador Augusto decidiu definir um conjunto de normas técnicas e estéticas da arquitectura romana e da actividade do próprio arquitecto.Este tratado de arquitectura baseia-se na arquitectura grega, onde a noção de proporção ideal e a sintoniaentre todos os elementos, são retomados das regras gerais.
Contudo, e apesar de as regras gerais das suas construções serem retiradas da arquitectura grega, o conceito de estética não é tão relevante para os romanos, sendo que as inovações apresentadas a nível das construções são a finalidade e a função do edifício, ou seja, cada edifício deve adaptar-se a determinada zona, e à função atribuída(habitação, comércio, política, lazer...). Para isso os espaços interiores eram construídos e decorados de acordo com o respectivo ambiente e utilidade.

Influências Etruscas e Gregas
O povo Etrusco, para além de ter deixado aos romanos vários testemunhos da sua presença como a sua religião, que foi o que mais se destacou, deixou também aos romanos a sua grande capacidade construtiva. Comcapacidade construtiva pretendemos salientar que os Etruscos, tal como mais tarde iremos observar na cultura romana, tinham uma grande ambição de realizações de enginharia complexas e uma facilidade de adoção e absorção de caraterísticas de outras culturas. Estas caraterísticas fizeram com que os romanos aperfeiçoassem as suas técnicas e as usassem de uma forma útil em todas as suas construções.
Oslatinos tiveram maior influência sobre o povo romano através da sua língua - o latim - que foi desenvolvido mais tarde pelos romanos.
O povo que, de todos os referidos, mais se destacou, foi o povo grego. Pode dizer-se que o pragmatismo do povo romano provém da cultura grega, pois é deles que os romanos retiraram o sentido histórico da monumentalidade (marcos arquitectónicos) e ainda o gosto pelopoder e pela opulência e o espírito dominador.
Tranformações Romanas
Os Romanos não se contentaram apenas com as influências das outras culturas e criaram também as suas próprias características de arquitectura.Nos templos romanos não havia grandes ornamentações, nem frontão e friso, utilização do tijolo e do Betão. E houve uma substituição das traves Horizontais por Arcos de Volta perfeita e aconstrução de grandes cúpulas





As ordens
No que diz respeito aos suportes, Roma mantém o princípio das ordens arquitetônicas gregas, com algumas variantes. Desaparece praticamente o dórico, substituído pelo toscano, segue-se o jônico, enriquece-se a tipologia do coríntio, ornamentando frequentemente, enchendo as estrias com baquetas ou junquihos, e introduzem-se algumas figuras entre asvolutas dos caulículos; e da junção do jônico e do coríntio surge a ordem compósita, que conserva as volutas do primeiro e, do segundo as 2 filas de folha de acanto.

A nova ordem, o toscano, caracteriza-se por uma base ática. O fuste é liso, e o capitel consiste numa moldura, um tramo liso que se chama friso do capitel, e um equino.


A jônica não assenta diretamente sobre patamares, mas tem...
tracking img