Arquitetura religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
CAPELAS
Capela deriva do latim cappella. Ermida é seu sinônimo.
É um templo cristão secundário. Normalmente são locais para atendimento religioso de grupos específicos de pessoas ou comunidades religiosas. São usuais as capelas de colégios,universidades, presídios, conventos, quartéis, castelos, fazendas etc.
A palavra "capela" provémda Cappella (ou manto) de São Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos, sobre o qual se faziam os juramentos e que era levado à frente das tropas em batalhas. Os seus guardiões eram os cappellani e o santuário no qual se guardava era a cappella. Por isso,cappella veio a ser designação de um prédio religioso, inclusive o seu mobiliário e pessoal, isto é, tudo o que fosse necessário para o culto deum rei ou nobre.

-------------------------------------------------
Capelas de Referência
Sérgio Kipnis
Capela, Ibiúna, SP
Luz e percurso dão sentido simbólico a espaço ecumênico
A grossa alvenaria de tijolos de barro autoportantes estrutura a pequena construção. A cobertura criativa faz uso incomum de chapas de zinco, com um rasgo para permitir a passagem da luz natural.
Localizadadentro de uma chácara em Ibiúna, no interior paulista, a pequena capela é dedicada a Nossa Senhora Cativa de Sião. O espaço, desenhado pelo arquiteto Sérgio Kipnis, tem a peculiaridade de, além de ser um templo católico, abrigar orações de fiéis de outras duas religiões ocidentais: a judaica e a protestante.
A proposta de construir o templo surgiu há mais de cinco anos. De volta de uma viagem pelaGrécia, Kipnis comentou com o proprietário da chácara - um amigo que, mais do que religioso, é um estudioso das religiões - sobre algo que lhe chamara a atenção naquele país: a existência de capelas, de todos os tamanhos, erguidas para expressar agradecimento. A única abertura do espaço interno é zenital

Algumas eram praticamente altares, com espaço para apenas uma pessoa. O clienteinteressou-se pela idéia e, após anos de procura, comprou uma imagem da santa a quem se dedica a igrejinha.
Só então o projeto foi iniciado. De imediato, Kipnis imaginou um espaço mais fechado do que aberto, propício à meditação. A criação não passou pela etapa do papel: foi logo para a maquete, com seções de um tubo de desenho usadas como base para o volume circular do modelo. “Não sabia qual seriaexatamente a escala. Só depois fomos acertando as proporções”, lembra o arquiteto.
A circulação prepara o olhar para a surpresa do espaço interno

A diminuta capela não adota a configuração tradicional dos templos católicos - com nave, altar, sacristia etc. O arquiteto utilizou a luz e a surpresa propiciada pelo esquema de acesso para criar a mágica do espaço sacro, programa em que a carga simbólicase sobrepõe à pura utilidade. A edificação é muito simples, dividida em duas partes. A área principal, destinada ao culto, é definida por uma planta circular com cinco metros de diâmetro, construí-da com tijolos de barro maciço caiados de branco. Esse volume, por sua vez, é abraçado por um semi-círculo do mesmo material, delimitando uma circulação que Kipnis define como “uma ante-sala, ligada aoexterior, fazendo a transição para o recinto de oração”.
A alvenaria de tijolos maciços foi caiada

Enquanto o percurso, iluminado artificialmente por balizas, é coberto por laje de concreto com pé-direito de 2,3 metros, o volume central possui entre três e cinco metros de altura e é vedado por chapas de zinco estruturadas de forma incomum. Na descrição do memorial do projeto, “umasucessão de pórticos de madeira, perpendiculares ao rasgo da iluminação zenital, apóia um ‘tamborado’ de compensado naval que O acesso ao templo é feito pelo vão entre as duas alvenarias
contém chapas de poliestireno no seu interior, para garantir o conforto térmico e acústico”. A cobertura é colada ao compensado e, por pressão, cantoneiras de aço fixam os vidros da abertura, que demarca a...
tracking img