Arquitetura religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOR: MAXWELL RODRIGUES DE DEUS OLIVEIRA
MATRÍCULA: 093755

ARQUITETURA RELIGIOSA

IESPLAN – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO
CURSO DE GRADUAÇÃO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR: JOANES
DISCIPLINA: ENSAIO TEÓRICO

BRASÍLIA, 15/09/2012

SUMÁRIO
Introdução
1. Igreja
2.1. Religiosidade e Arquitetura
2.2. Renovação da tipologia na era do modernismo
2.3. Porque construiruma Igreja em Arquitetura Contemporânea?
2. Estudo de Caso
3.4. Air Force Academy Chapel Em Colorado Springs
3.5. Catedral de Nova Trento
3.6. Catedral de Brasília
Conclusão
Bibliografia

CAPITULO 1
1. Igreja
2.1. História da Igreja
“O que é igreja: A palavra vem do grego, EKKALEIN, que significa: CHAMAR, A igreja e, pois, a assembléia dos chamados e eleitos porDeus, para levar a boa nova de Jesus Cristo à humanidade.”
Livro(nós os Católicos Romanos-35º edição)
Após a morte de Jesus cristo ouve a necessidade de se continuar com a missão, que era a de proclamar a palavra de Deus pregando a paz e humildade
Os descendentes dos apóstolos foram os que espalharam a nova religião pelo mundo, eram chamados de patriarcas, sempre formando comunidades que seperpetuaram mesmo após a morte deles. Perseguido pelo Império Romano durante séculos, sofreram torturas, e foram acusados de incendiar Roma na época do imperados Nero. De maneira geral, era comum se queimarem os cristãos vivos ou fazê-los serem devorados por feras, à vista de todos, nas arenas dos circos romanos. Essa repressão tinha o propósito de evitar que o cristianismo continuasse a se expandir peloImpério.  Os cristão assustavam Roma porque eles não concordavam com a idéia de adoração ao um imperador como Deus vivo e pregavom igualdade entre os homens. Desta forma os seguidores foram ganhando força, ganhando novos seguidos e assim Roma achou melhor fazer parte desta nova religião do que continuar perseguindo.
Como os cristãos eram perseguidos pelo Império Romano eles eram obrigados a seesconderem e realizar seus cultos e celebrações em Catacumbas que eram uma espécie de cemitério onde os cristãos colocavam os corpos dos mortos em espécies de gavetas.
“Jesus disse que sobre a Rocha de Pedro construiria a sua Igreja.
A Igreja Católica acredita que herdou esse missão dada a Pedro e que é nela que o cristianismo atinge sua expressão mais completa.”

Livro(nós os Católicos Romanos-35ºedição)
Primeira fase-(ECCLESIA DOMESTICA):
Durante os séc. I d.C, enquanto os pagãos enchiam de magníficos templos as praças e estradas do Império Romano os cristãos se juntavam em locais simples e discretos, como nas casas uns do outros. Os Atos dos Apóstolos testemunham que “partiam o pão de casa em casa”
Segunda fase-(DOMUS ECCLESIAE):
Durante o séc. III d.C, as comunidades cristãs cresceramtanto que foi começando a surgir edifícios amplos destinados exclusivamente ao uso da Igreja, não se encontravam mais em suas casas. Tinham um ambiente batismal com decoração periental que eram decorações pendurada nas paredes, sala de aula para a catequese e sala ampla para a eucaristia.
Terceira fase-(ECCLESIA BASILICALIS)):
No séc. III e IV d.C surge o uso das basílicas que eram construçõesgrandiosas antes utilizadas para outros fins e agora concebidas para engrandecer a Glória de Deus como o criador de tudo.
Assim em 313 o próprio imperador Constantino se converteu ao cristianismo e liberou a realização dos cultos em todo o império, com isso oitenta anos mais tarde essa história inverteu-se, em 391 o cristianismo se tornou a religião oficial de Roma e as outras religiões passaram aser perseguidas. A partir do momento em que o Império resolveu tornar a religião cristã oficial para os romanos e todos os povos por eles dominados no século 4, a Igreja cristã começou ganhar força, como uma instituição poderosa. Os patriarcas ou bispos do cristianismo estavam espalhados pelo Império Romano em várias cidades: Alexandria, Jerusalém, Antioquia, Constantinopla e Roma. Segundo ordenou...
tracking img