Arquitetura p2p

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura P2P
Fagner L. Pantoja1
1Faculdade de Computação – Universidade Federal do Pará – Belém – PA – Brasil
fagnerleal@ufpa.br

Abstract. This paper aims to analyze P2P networks, verifying its architecture, its advantages , disadvantages and a superficial comparison between the different applications of this technology.
Resumo. Este texto tem como objetivo fazer uma análise de redesP2P, verificando sua arquitetura, suas vantagens, desvantagens e uma comparação rápida entre as diferentes aplicações desta tecnologia.
1. Característica da Arquitetura P2P
A arquitetura peer-to-peer (P2P) é um modelo de organização da rede descentralizada, ou seja, não há uma hierarquia entre os nós terminais. Atualmente o conceito mais usado é o cliente-servidor, no qual uma máquina assume opapel de servidor e outras máquinas, os clientes, recebem os serviços da primeira. Já na arquitetura P2P há compartilhamento de recursos (banda de rede, processamento, armazenamento entre outros) ao passo que a conexão se dá em forma de pares de nós. Nesse tipo de rede, os participantes atuam tanto como servidores quando clientes.
Há redes P2P que utilizam um nó central para manter parte dosserviços de rede (informações de controle e/ou tráfego de dados, entre outros), é a chamada arquitetura P2P híbrida. Há também as redes que não se valem de nenhum tipo de nó que tenha uma posição mais elevada na hierarquia da rede, mantendo a autonomia de cada um.
A utilização mais difundida deste tipo de arquitetura é o compartilhamento de arquivos. Outra aplicação notável é o serviço de MensagensInstantâneas (GTalk, MSN, entre outros). Aplicações em trabalhos colaborativos (GoogleDocs, como exemplo) também se valem dos conceitos do P2P para implementar seus serviços. Há também aplicações no campo da computação distribuída.
2. Vantagens
Os serviços de compartilhamento P2P crescem em quantidade de recursos disponíveis à medida que o número de usuários da rede também cresce, sendo assim aescalabilidade, no mínimo, linear. Em geral P2P tem uma escalabilidade maior que redes cliente-servidor, um dos fatores responsáveis por isso é a alta carga sobre o servidor em horários de pico, nas redes cliente-servidor, o que leva ao oferecimento de um serviço com baixa qualidade. Em contrapartida, nas redes P2P, com o aumento de clientes conectados cresce também o número de servidores, já quetodos atuam como cliente e como servidor, gerando assim um aumento dos recursos compartilhados.
A topologia da rede P2P tem características Power Law, o que facilita a utilização de algoritmos de busca para melhor atender as demandas por arquivos.

3. Desvantagens
Algumas questões podem tornar-se problemas ao utilizar redes P2P. Uma delas são as barreiras de proteção dispostas na rede queimpedem a comunicação direta entre os pares. As barreiras podem se: firewall, servidores Proxy, servidores NAT, entre outros.
Firewalls são utilizados par a filtragem de protocolos e portas específicas. Proxys ervem de caching, monitoramento de tráfego e filtros de sites indesejáveis. NAT’s são serviços que tentam garantir a validade de endereços IP em uma grande rede de computadores.
Há tambémquestões de natureza legais na utilização de P2P, mais especificamente em aplicações de compartilhamento de arquivo. Nessas aplicações quando o usuário obtém uma parte do arquivo desejado passa também a disponibilizar na rede essa parte que ele já detém, levando algumas vezes os usuários a ferirem regras de direitos autorais. Pelo fato de todos os usuários distribuírem o que quiserem, é necessárioum cuidado a mais na utilização deste tipo de aplicação, já que inclusive arquivos maliciosos podem estar sendo distribuídos
4. Tabela Comparativa
Tabela 1. Comparação entre algumas aplicações P2P
| Arquitetura | Procedimentos de Busca | Transferência de Arquivos |
Gnutella | Rede descentralizada onde os nós estão conectados via TCP/IP. Para se conectar a rede, um nó precisa saber...
tracking img