A linguagem e o pensamento da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A linguagem e o Pensamento da Criança



As funções da linguagem de duas crianças de 06 anos:



Introdução


Vejamos o que Piaget, Jean (1999) escreveu na contra capa do livro consultado:O espírito da criança é tecido simultaneamente em dois planos diferentes, de certo modo superpostos um ao outro. O trabalho operado no plano inferior é, nos primeiros anos,muito mais importante. É obra da própria criança, que atrai para si e cristaliza ao redor das suas necessidades tudo o que é capaz de satisfazê-la. É o plano da subjetividade, dos desejos, do brinquedo,dos caprichos. O plano superior é, pelo contrário, edificado pouco a pouco pelo meio social cuja pressão impõe-se cada vez mais à criança. É plano da objetividade, da linguagem, dos conceitos lógicos,em uma palavra da realidade. Esse plano superior é, desde logo, de uma fragilidade muito grande. Desde que sobrecarregado, estala, encolhe, afunda, e os elementos de que é feito vêm cair sobre o planoinferior para misturarem-se aos que a este pertencem; outros pedaços ficam ainda a meio caminho, suspensos entre o céu e a terra.


Questão proposta pelo capítulo I do livro consultado:Quais são as necessidades que a criança tende a satisfazer quando fala?
Esta é uma questão de psicologia funcional. A linguagem serve ao indivíduo para comunicar seu pensamento. Contudo, nãopodemos ser tão simplistas assim.
A linguagem serve sempre para comunicar o pensamento? Talvez não, pois, costumamos falar sozinhos. E a linguagem interior? E o falar com seres fictícios? Aexistência de discussões sobre as relações entre a linguagem e o pensamento confirma a complexidade das funções da linguagem e a impossibilidade de reduzir essas funções a uma função única, a de comunicar opensamento.








Janet, Freud, Ferengi, Jones e outros apresentaram diversas teorias sobre a linguagem dos primitivos, dos enfermos e das crianças de pouca idade, todas elas...
tracking img