Vivencia crista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1244 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DO ESTUDO TEOLÓGICO
Leidiane Barbosa Roiz
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
Metodologia do Trabalho

03/02/2013

RESUMO

Um estudo bíblico inaugurou o ministério terrestre de Jesus, e com um estudo bíblico ele o encerrou. Esta é a ênfase do evangelho segundo Lucas (Lc 4.14-22; 24.27,32,44). Lucas é o livro bíblico que chama Jesus de Mestre o maior número de vezes.Jesus pressupunha que o homem só pode aproximar-se de Deus por meio da sua revelação. O estudo bíblico é o modo de conhecer a revelação de Deus.

Palavras – Chave: Bíblia; Teologia; Estudo.

1 INTRODUÇÃO

O estudo bíblico foi um meio utilizado pela igreja primitiva na divulgação do evangelho e no fortalecimento da fé dos convertidos (At 8.35; 17.2-3,11; 18.27-28). Eles seguiam os passos de Jesuse acreditavam, como ele, que a pesquisa das Escrituras levaria os homens ao encontro de Deus.
O próprio evangelho de Lucas é o resultado do estudo bíblico de evangelhos anteriormente escritos, conforme declara o autor no prefácio da obra (Lc 1.1-4). A leitura do Novo Testamento certamente confirma a tese de que o estudo bíblico era uma das principais atividades desenvolvidas pela igreja nascentee missionária, no primeiro século.
Estas poucas observações bastam para ressaltar nosso dever de estudar a Bíblia. É um dever e não uma opção, visto que este era o proceder de nosso Mestre, da igreja antiga e dos próprios escritores inspirados. O que conhecemos de Jesus está na forma de um livro que necessita ser estudado para obter dele uma plena compreensão da sua obra e pessoa.

2METODOLOGIA E ESTUDO BÍBLICO

Todos os que se aproximam da Bíblia, utilizam-se de um método de estudo da mesma, consciente ou inconscientemente. Não há problema em ter um método de estudo bíblico, desde que ele seja válido e nos conduza a resultados verdadeiros.
É necessário verificar se o método que utilizamos para estudar a Bíblia é bom. Alguns conscientes da necessidade de estudo, utilizam-se decomentários, livros de estudo dirigido e de outras obras, para obter maior compreensão do texto bíblico. Ouvir palestras, aulas e pregações é para a maior parte das pessoas o único método de estudar a Bíblia que conhecem.

3 ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Na Bíblia encontramos inúmeras passagens que enfatizam a importância do ensino e do estuda da Palavra de Deus. A segunda carta de Paulo a Timóteo,por exemplo, apresenta orientações importantes para o exercício de um ministério saudável. Escrevendo a Timóteo, Apóstolo Paulo tem todo o cuidado de orientar esse discípulo a manter um comportamento firme e constante em relação ao conhecimento da palavra.
Suas palavras deixam claro que o conhecimento das Escrituras pode tornar-nos sábios para salvação: “Quanto a você, porém, permaneça nascoisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus”(II Tm 3.15). E ele declara também: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deusseja apto e plenamente preparado para toda a boa obra” (II Tm 3.14-17).
Paulo, um grande conhecedor das Escrituras, sabia que o estudo da Palavra eraindispensável à capacitação irrepreensível do discípulo para o serviço de divulgação do Evangelho das Boas Novas. E impossível proclamarmos o evangelho de maneira eficiente sem conhecermos o Deus do Evangelho. Há o risco ofertarmos um evangelhodeturpado, o que infelizmente algumas igrejas têm feito: o anúncio de um evangelho da graça barata, de enriquecimento rápido, sem arrependimento, sem sacrifício, sem transformação moral. Este não pode ser o objetivo da verdadeira Igreja, como nos fala Paulo: “Porque não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens...
tracking img