Arquitetura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arquitetura militar refere-se ao ramo da arquitetura destinado à edificações de caráter defensivo. Nesta categoria incluem-se milhares de castelos e fortalezas.

Fortalezas: são estruturasarquitetônicas projetadas com o objetivo de defesa, em caso de guerra, dotadas de características basicamente militares. A palavra “fortaleza” ou seja: tornar forte. Daí o fato de muitas destas edificaçõesserem conhecidas como fortes, embora nem sempre sejam fortalecidas, no que se refere aos mecanismos de defesa. Os fortes maiores, com estruturas mais sólidas e articuladas, são classificados comofortalezas, que deu origem à palavra fortificação, referindo-se à prática de melhorar a defesa de uma determinada área, região ou edificação com artimanhas defensivas.Milhares destas construções foramerguidas por todo o mundo, congregando uma variedade de propósitos e estruturas extremamente complexas.

As estruturas fortificadas são divididas em permanentes e de campanha (ou de campo) conforme anecessidade da empreitada.

Fortificações permanentes são construídas utilizando todos os recursos providos pelo Estado, de forma a assegurar a habilidade construtiva e mecânica da edificação,empregando materiais duradouros e intrincados recursos de engenharia, de forma a resistir aos combates mais acirrados e aos constantes ataques do inimigo, de forma a não comprometer sua estrutura. Já asde campanha são construções menores, erguidas, pelas próprias tropas no campo de batalha, no contexto do combate ou de uma guerra, com a utilização de materiais, muitas vezes precários, sem muitapreparação, mas apenas com o objetivo de defesa imediata e proteção contra o inimigo.

Nos primeiros anos da colonização uma das preocupações maiores da metrópole portuguesa era assegurar a posse doterritório, e as primeiras povoações eram sempre fortificadas com muralhas paliçadas e fortins. A primeira fortaleza erguida no Brasil foi o Forte de São Tiago. Era de início uma paliçada de madeira, e...
tracking img