Arquitetura linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Linux

O Linux possui várias características que o faz diferente de outros sistemas operacionais e que o deixam bem próximo do Unix, fazendo assim, que seja uma escolha em váriasaplicações que necessitam de estabilidade e segurança.
Vamos entender um pouco da arquitetura do Linux, que basicamente trabalha em camadas:
-------------------------------------------------

Na camadamais interna da figura, temos o hardware, que é representado pelos dispositivos físicos (por exemplo, HD, cdrom, etc).
Em seguida, temos a camada do kernel, que é o coração (núcleo) do sistemaoperacional e que interage com o hardware. Algumas tarefas do kernel são:
✔ Implementar o sistema de arquivos e meios de acesso (leitura, escrita e execução);
✔ Gerenciar a swap
✔ Gerenciar software queimplementa serviços de rede;
✔ Gerenciar comunicação entre processos;
✔ Prover facilidades para criar, examinar e modificar processos;
✔ Prover funções que tornam os recursos do sistema disponíveisaos processos.
Fechando essa camada, temos o shell. Basicamente, shell é um nome comum para um conjunto de programas que tem o propósito de fornecer uma interface interativa com o usuário, ondecomandos podem ser digitados, tarefas podem ser controladas, manipuladas, etc.
Por outro lado, os shells também funcionam como linguagem de programação (interpretadas) e são uma forma relativamenteeficiente de se executarem tarefas complexas.
Entre os shells conhecidos temos o bash, o csh, sh, ksh. O shell padrão do Linux é o bash.
As diversas faces do Linux
O Linux é um sistema operacionalmultiusuário, multitarefa e multiprocessado. Além de tudo isto, ele segue o padrão POSIX/UNIX, o que garante que temos no Linux todo sistema de proteção do núcleo do kernel, ficando um pouco difícil umprograma travar em Linux.
Linux multiusuário
Um sistema multiusuário é capaz de atender a vários usuários interativos simultaneamente. Isto é bem diferente de diversos usuários conectados a um...
tracking img