Arquitetura de redes - ethernet - padrão ethernet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense - Campus Charqueadas

Pesquisa em Arquiteturas de Redes Computacionais

Ethernet



O que é
As redes computacionaispodem ser definidas através de suas arquiteturas, ou seja, seu conjunto de camadas e protocolos que permitem a troca de dados entre seus componentes e outras máquinas. Neste trabalho abordarei aarquitetura Ethernet, conhecida como padrão Ethernet.
O padrão Ethernet foi desenvolvido nos laboratórios da Xerox em 1972, pelo pesquisador Robert Metcalfe, com o objetivo inicial de conectar todas asestações com o mesmo meio de transmissão (no caso um cabo coaxial), no momento com configuração em barramento e velocidade de 2.94Mps. Porém, sem a padronização tornava-se difícil a realização de novaspesquisas. Foi, portanto, padronizada pela IEEE como 802.3 com o intuito de tornar mais fácil o seu desenvolvimento e venda, pois assim homologava-se ao IEEE responsabilidade da criação e administraçãodo padrão Ethernet. Desde então suas especificações foram disponibilizadas.

Como funciona
O padrão é feito de três elementos básicos: o meio físico, as regras de controle de acesso ao meio e oquadro ethernet. A tecnologia Ethernet define o cabeamento e os sinais elétricos para a camada física, além de definir o formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (MAC)do modelo OSI. Ou seja, define como a informação será transmitida através dos cabos.

Funciona da seguinte maneira: os dados entregues pelos protocolos de alto nível (como, por exemplo, o TCP/IP)são inseridos dentro de quadros, chamados frames, e estes serão enviados através da rede. Em se tratando de uma rede local, os dados são tidos como quadros, mas se o endereçamento da informação(endereço MAC) necessitar da Internet, estes serão enviados como unidade de dados. O padrão Ethernet também define como funcionará o meio físico (por exemplo, o formato de sinal). É, portanto, uma...
tracking img